Mais uma vítima morreu afogada na Praia dos Nativos no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, nesta terça-feira, 12/11.
A vítima, um turista da cidade vizinha de Eunápolis, Everton Oliveira dos Santos, 19 anos, que estava passando férias na casa dos tios, sem conhecimento dos perigos do local, afogou-se após tentar salvar o primo, de 9 anos, que se debatia nas fortes correntes da praia.

Esta foi mais uma tragédia que vem se repetindo na Praia dos Nativos. De acordo praticantes de surf e kitesurf, freqüentemente eles têm socorrido banhistas em apuros na localidade. “O local, quando a maré está enchendo, existem muitas correntes de retorno que juntas ao vento e às ondulações constituem verdadeiras armadilhas para os turistas”, afirma um morador local, que não quis se identificar.
À nossa reportagem, moradores e comerciantes revelaram que, há muito tempo vêm cobrando das autoridades, principalmente da prefeitura, a presença de salva-vidas no local ou que realize convênios com o corpo de bombeiros para ministrar cursos de formação específica, com pessoas da própria comunidade, e doe os equipamentos necessários para o funcionamento do serviço, mas os apelos têm sido em vão.

Após o ocorrido nesta terça, a prefeitura de Porto Seguro providenciou a instalação de placas de advertência no local que, de forma isolada, foram consideradas insuficientes pela comunidade.