O Portal de notícias de Porto Seguro

‘Netflix do TI’: streaming oferece cursos gratuitos de qualificação em tecnologia

0

O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd) lança amanhã (15) o Sindplay, uma plataforma de streaming com cursos de qualificação para profissionais do setor. Os associados ao sindicato têm acesso gratuito ao serviço.

A “Netflix do TI” pretende capacitar e treinar pessoas que atuam com tecnologia, oferecendo desde os primeiros passos no mercado até especializações. A meta do Sindpd é formar 40 mil trabalhadores em dois anos.

Além de segurança da informação e desenvolvimento de softwares, o Sindplay terá conteúdo para profissionais de desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais.

A plataforma de streaming terá treinamentos teóricos e práticos no formato EaD e emitirão certificados. Na grade estarão cursos em vídeo como “Fundamentos da Cibersegurança”, “Os Perigos da Desinformação”, “Forense em Assinatura Eletrônica”, “Expressões Regulares na Prática”, “LGPD para Profissionais de Tecnologia” e “Fundamentos de Direito Digital”.

Toda semana o Sindplay ganhará um novo curso e já estão previstos a abordagem de temáticas como transição energética, transformações do modelo ESG, diversidade no setor e desenvolvimento sustentável.

Desafio na formação de profissionais

Antonio Neto, presidente do Sindpd, pontuou que o Sindplay será lançado como uma forma de lidar com o gargalo na formação e profissionalização de profissionais de TI. De acordo com a entidade representativa, há pesquisas indicando uma demanda crescente de pessoas para atuar com tecnologia no mundo todo.

Com estes desafios, o serviço de streaming irá apoiar o desenvolvimento do Brasil como país emergente no setor de tecnologia. “Todos os trabalhadores de TI filiados ao Sindpd terão acesso à plataforma de forma gratuita. Mas queremos ir além. Estamos trabalhando para que o Sindplay seja uma ferramenta de inclusão em um setor ainda pouco diverso”, afirmou Neto.

“Pensamos em algo realmente moderno e com a cara da nossa categoria. Assim como fomos pioneiros na conquista de direitos como a redução da jornada e a PLR, agora inovamos nos serviços oferecidos aos associados e ao setor de TI”, acrescentou Emerson Morresi, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em TI (Feittinf) e idealizador do Sindplay.

Por TecMundo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.