O Portal de notícias de Porto Seguro

Prefeitura divulga nota de esclarecimento sobre a ausência de vacinas nos Postos em Porto Seguro

0 160

Após matéria veiculada aqui no JoJô notícias, em 14/01, onde moradores cobravam, com imensa indignação, a falta de vacinas básicas e que fazem parte do calendário nacional de vacinação(leia aqui), a prefeitura municipal de Porto Seguro resolveu divulgar “nota de esclarecimento” à população, justificando o desabastecimento.

Leia abaixo a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Assunto: Desabastecimento de vacina nas unidades de saúde da família de Porto Seguro/BA.

A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, por meio desta esclarecer à população sobre a falta de algumas vacinas no município de Porto Seguro/BA, bem como em todo território Nacional, em virtude do desabastecimento de imunobiológicos, conforme Ofício Circular Nº 097/2019/ SVS/ MS, em relação à vacina Pentavalente e por consequência a DTP, serem interditadas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e com base na resolução Nº 1.545 de 11/06/2019/ ANVISA, para cumprir as normas definidas por meio das boas práticas de fabricação, exigidas pela ANVISA, não podendo ser utilizadas e nem distribuídas à população. A partir daí foi aberto processo junto a OPAS – Organização Panamericana de Saúde, com solicitação de recolhimento e substituição das vacinas, porém ainda permanece sem prazo de normalizar o abastecimento aos Estados e Municípios. O Ministério da Saúde tem realizado todos os esforços para regularização da distribuição do imunobiológico, com vistas a reduzir possíveis impactos no abastecimento desses insumos aos municípios. Frente à ocorrência em relação ao desabastecimento, a secretaria municipal de saúde de Porto Seguro/BA adotou as seguintes medidas: 1. Alerta as equipes das unidades de saúde, para orientação à população com informações precisas da situação vigente no País. 2. Solicitações oficiais aos órgãos competentes para normalizar o processo de abastecimento. Aproveitamos para informar que todas as unidades de saúde encontram-se abastecidas com os demais imunobiológicos e que tão logo o abastecimento do Ministério da saúde através do Governo do Estado da Bahia seja normalizado, o município realizará a entrega das vacinas, de forma imediata, em todas as unidades de saúde da família.

Maiores informações no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br Secretaria Municipal da Saúde Prefeitura de Porto Seguro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma