O Portal de notícias de Porto Seguro

“Outubro Rosa” é lançado com pompa na Câmara de Vereadores de Porto Seguro.

0 95

Com a presença da prefeita Claudia Oliveira, vereadores, secretários municipais, médicos e um grande contingente de agentes de saúde, foi lançado nesta terça-feira, 02/10, o “Outubro Rosa” na cidade de Porto Seguro.

“Outubro Rosa” é uma campanha federal que acontece em todo Brasil, Coordenado pelo Ministério da Saúde, para rastreamento e o diagnóstico do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha enfatiza dois pontos: a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; e informa que, para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

O movimento nasceu na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em Porto Seguro, a campanha iniciou-se em 2013, quando foram registrados 54 casos da doença. Em 2018, foram 153 casos. O mastologista Dr. Hugo Cedro, convidado para a cerimônia, atribuiu o crescimento dos diagnósticos da doença, à ausência de procura do tratamento, e ressaltou: “Não é só o mastologista, mas toda a equipe de atenção básica tem que estar focada na doença. É gratificante vê o sorriso das pessoas, quando diagnosticadas com a doença terem acesso ao tratamento”.

O presidente da Casa, Evaí Fonseca, cumprimentou a todos os envolvidos na campanha, e saudou a iniciativa, classificada como pioneira pelo edil, da prefeita Claudia Oliveira, destacando o número de exames – 21.316 – realizados pelo município.

“A informação e a conscientização eram fundamentais, e você Claudia, juntamente com Lívia, vêm fazendo essa diferença” frisou o presidente.

A Secretária de Ação social e vereadora licenciada, Lívia Bittencourt, apontada como a autora do requerimento que proporcionou o início da campanha na cidade, lembrou que a campanha só ganhou dimensão no município, graças ao empenho da prefeita e da ex-secretária de saúde, Edna Alves, e, numa referência às mulheres em tratamento, pronunciou: “Deus só dá a luta a quem é guerreiro pra conseguir vencer. Quem é fraco, ele jamais dá. Tenham certeza que vocês são mulheres vencedoras, que isso é o início pra mudar alguma coisa que Deus quer na vida de vocês. Mas, o mais importante; Vocês hoje não são mais fracas. Vocês são mais fortes do que nunca”.

Com a promessa de, a partir do próximo ano, trazer a quimioterapia e um aparelho de mamografia – mamógrafo – para Porto Seguro, a fim de evitar os deslocamentos dos pacientes para cidades como Teixeira de Freitas e Itabuna, para realização desses exames e tratamentos, a prefeita deu o tom do seu pronunciamento. “Agradeço a todos os vereadores desta Casa pela demonstração de sensibilidade para com a luta dessas mulheres”, e prosseguiu: “A luta é intensa e é de todos. O trabalho é feito durante todo o ano para levar mais saúde para a população”, concluiu a prefeita.

A cerimônia teve ainda a presença de representantes da ONG, “Ciranda da Vida”, do Secretário de Saúde, Kerrys Ruas, dos secretários municipais, Gilvan Florêncio e Cézar Aguiar e da Diretora do Programa Saúde da Mulher, Dra. Vanessa Trevisol, dentre outros convidados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma