O Portal de notícias de Porto Seguro

Ministério da Saúde confirma terceiro caso de coronavírus e investiga mais um

0 150

O Ministério da Saúde confirmou, na tarde desta quarta-feira (4), o terceiro caso de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil. O paciente também é de São Paulo (SP). Um quarto caso, cujos exames iniciais deram positivo, está sendo investigado.

Conforme nota do Ministério da Saúde, junto com as secretarias de Saúde de São Paulo — estadual e municipal —, o terceiro caso envolve um paciente que veio do exterior nos últimos dias. Não foi detalhado o local de onde a pessoa veio.

Um quarto caso também na capital paulista, que não teve mais detalhes informados, deu positivo para a covid-19. Agora, conforme o ministério, estão sendo feitos exames de contraprova para confirmar a amostra.

No Brasil estão sendo investigados, segundo dados divulgados na tarde de terça-feira (03/03), 488 casos suspeitos de covid-19.

A Bahia contabiliza 20 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, de acordo com boletim atualizado da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgado nesta quarta-feira (4). Desde janeiro o estado registrou 66 notificações de suspeitas do agravo. Até o momento 25 foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde e 21 foram descartados laboratorialmente.

Até então, os casos confirmados eram de dois homens, um de 61 e outro de 32 anos, que moram em São Paulo e estiveram recentemente na Itália. Eles permanecem em quarentena em suas casas — a medida segue definições da Organização Mundial de Saúde (OMS), que orienta que casos menos graves não necessitam de internação.

Desde o início do monitoramento, 240 casos suspeitos já foram descartados.

O Ministério da Saúde ainda não divulgou detalhes sobre o terceiro brasileiro diagnosticado com a covid-19.

Apesar das centenas de casos suspeitos, o ministério afirma que, ao menos até terça-feira, não há indícios de que o vírus esteja circulando internamente pelo Brasil.

Os casos considerados suspeitos são aqueles que envolvem pacientes que estiveram em países com risco de transmissão de coronavírus e que tenham apresentado sintomas como febre e algum problema respiratório, como tosse, ao retornar ao Brasil.

O novo coronavírus já chegou a cerca de 77 países e a todos os continentes exceto a Antártida. O vírus já infectou mais de 93 mil pessoas e levou 3,2 mil delas à morte.

A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da covid-19, a doença causada por este vírus. Este índice foi recentemente revisado para cima pela organização, que antes apontava uma taxa de letalidade de cerca de 2%.

 

Dicas de Prevenção

  1. Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  2. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  3. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  4. Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  5. Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  6. Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  7. Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Fonte: BBC News- Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma