O Portal de notícias de Porto Seguro

Mais uma ponte cai em Porto Seguro

0 501

Por absoluta falta de manutenção e assistência a população de Porto seguro, mais uma vez, convive com o isolamento de comunidades devido ao desabamento de pontes. Uma situação quase que rotineira.

Desta vez foi a ponte que liga a comunidade indígena da Reserva Indígena da Jaqueira ao município

foto do jornal O Sollo

De acordo aldeados e moradores da região, a ponte, de madeira, não passa por manutenção há muito tempo.

Uma situação lamentável. Em pleno verão, na hora das pessoas ganharem seu “kaiambá”, pois, nesse período, o fluxo de turistas e visitantes à reserva, em busca de souvenires e até mesmo de conhecimento de hábitos e práticas indígenas, aumenta consideravelmente, terem que amargar esse isolamento.

Quem não se lembra da ponte ali na BR-367, entre o Hotel Shalimar e o Museu do Descobrimento? Foi também, em pleno verão, quase 30 dias de agonia para solução.

Ponte reconstruída no verão passado

Desta vez, as autoridades administrativas municipais se apressaram em apresentar duas alternativas para resolver o problema: uma é refazer a ponte em forma de pranchas, utilizando madeiras apreendidas em ações de fiscalização ambiental; enquanto a outra seria manilhar a passagem do riacho, o que geraria um acesso mais seguro e duradouro para os condutores.

Enquanto isso, o acesso ao local somente está liberado a pedestres, motociclistas e bicicletas.  

Seja qual for a alternativa utilizada, a urgência da obra é o que deve prevalecer no momento. É prudente e sábio que o cacique Siratã Pataxó, da reserva indígena, fique atento às promessas de reconstrução que envolva melhores benefícios neste momento, mas, em contrapartida, demandariam maior tempo para sua execução. O verão é curto! A prefeitura teve o ano todo para cuidar desses acessos e não o fez.

A prefeitura fixou o prazo de uma semana para o restabelecimento da passagem, quando chegarão os materiais necessários para a obra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma