O Portal de notícias de Porto Seguro

Duplicação da BR-367 é pauta do encontro de Roni Guerra com técnicos de Ministérios em Brasília

0 414

O pré-candidato a prefeito de Porto Seguro, o advogado Roni Guerra, enviou à nossa redação, resultados dos contatos com setores técnicos e orçamentários do Ministério da Infraestrutura e Ministério do Turismo, em Brasília; quando discutiu intensamente a necessidade da duplicação da BR-367, trecho entre Eunápolis e Porto Seguro, na Bahia,  incluindo Coroa Vermelha,  distrito de Cabrália, e a dois quilômetros, após o limite do município de Porto Seguro.

De acordo Roni, a BR-367 foi concebida pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, com a finalidade de ligar o norte de Minas Gerais às praias do Sul da Bahia, iniciando-se em Gouveia- MG, e terminando em Santa Cruz Cabrália, no Estado da Bahia.

O pré-candidato retornou à Porto Seguro muito empolgado e admirado com o ritmo acelerado e extremamente técnico  que o Ministério da Infraestrutura está analisando,  avaliando e despachando  os projetos apresentados por Estados e municípios, mesmo aqueles previamente orçados pelo Governo   Federal. O interesse, distinção e carinho dispensados a um interlocutor de Porto Seguro, também o animou bastante.

Após expor com detalhes o projeto elaborado à época, com a participação do município de Porto Seguro, Estado da Bahia e o BIRD (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Guerra convenceu os técnicos da necessidade da duplicação da BR-367 e obteve a confirmação da possibilidade de efetivação da obra, após o primeiro trimestre de 2021, daqui a 16 meses aproximadamente.  

“A iniciativa deve ser tomada pelo município de Porto Seguro que, além de provar a necessidade funcional da obra, deverá oferecer contrapartidas que envolvam operações de logísticas como, desapropriações, arborização e urbanização, no sentido de viabilizá-la”, explicou Roni Guerra.

“Nestes últimos  20 anos nada foi feito para a efetivação da construção da duplicação da BR-367.  Nem mesmo as obras pré estruturais de arte, portal, arborização e outras iniciativas necessárias que poderiam transformar este trecho da BR 367 entre Eunápolis e Porto Seguro, em agradável e seguro  corredor turístico, estabelecendo um visual temático que conduzisse a um produto final: história, natureza e praias” completa Roni.

Indagado se ele esteve nos Ministérios em Brasília, representando o executivo local?  Respondeu que não; que não tem autorização para tanto, “que fora apenas visitar amigos que trabalham no Governo Federal, amigos que conhecera por volta dos anos 2000, período em que a Cidade se preparava para comemorar os 500 anos do Brasil, momento que teve estreita relação técnicas com diversos profissionais do Governo Federal, do Governo Estadual e do Banco Mundial.

Sobre o Ministério do Turismo, Guerra foi incisivo:

“Nós de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva, nossos operadores e empresários do turismo, temos muito que ensinar ao Ministério do Turismo sobre a atividade turística no Brasil. Todos nos respeitam. Temos que estar à altura da nossa importância nacional e internacional.

Roni Guerra finalizou afirmando já estar atento à agenda do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para já no início do próximo ano, ter audiência com o mesmo, e que ao passar um dia e meio sendo recebido  em diversos setores do Ministério da Infraestrutura, se sentiu prestigiado. “A todos que falava sobre Porto Seguro a conversa fluía, vigorava, e as portas se abriam. Impressionante a disposição das pessoas em ajudar e fazer algo pela terra Mãe do Brasil”, concluiu Roni.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma