Porto Seguro participará pela segunda vez do Dia Mundial da Limpeza
Já são 759 cidades confirmadas no Brasil para o Dia Mundial da Limpeza, que ocorrerá no sábado, 19 de setembro, e Porto Seguro entra para o segundo ano de participação.
O tema da campanha esse ano é “eu cuido do meu quadrado”, pois, por motivo da pandemia e para evitar aglomeração, o movimento não fará como nos anos anteriores, onde se reuniam para o mutirão dos trabalhos. Desta vez, as ações serão individuais e dentro de casa.
Para quem não conhece, o Dia Mundial da Limpeza (Worl Cleanup Day) é realizado pelo movimento global “Let’s do it!”, mobilizado no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde. Em Porto Seguro, o grande realizador é o Instituto Socioambiental Plogging.
O movimento engaja voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, rios, manguezais, praças, restingas, e parques, todavia este ano, em razão da pandemia , o conceito é a limpeza dentro de casa.
História
A mobilização para o Dia Mundial da Limpeza começou na Estônia, em 2008, e esta é a 13ª edição. No Brasil, o movimento teve início em 2018 e chega a sua 3ª edição. Em 2019, o World Cleanup Day uniu mais de 20 milhões de pessoas em 180 países. O Brasil participou com 1.200 municípios e 300 mil voluntários.
Porto Seguro entra para seu segundo ano, tendo a frente o Instituto Socioambiental Plogging. No ano passado, foram mobilizados 5 mil voluntários.
As ações
As ações ocorrerão simultaneamente em vários países, com a realização de ações individuais, realizadas dentro de casa. Entre elas, estão: o mutirão de limpeza; de eliminação do foco de dengue; solidário (separando o que não tem mais serventia para você e doando para quem precisa); digital (o objetivo é organizar a vida digital e remover todas as informações dispensáveis, limpando dispositivos como fotos duplicadas, aplicativos não utilizados, e-mails antigos ou não lidos, arquivos desnecessários); limpeza mental (neste dia também será um momento para parar, pensar, refletir e respirar, tendo momento online, por meio do Instagram com profissionais parceiros que farão exercícios de respiração); separação do lixo orgânico do seco, oportunidade em que cada voluntário aprenderá a preparar sua compostagem doméstica, através do link HTTPS://youtu.b/XhDaM-i-79A; separação do lixo seco em reciclável, devendo cada participante lavar o que será enviado para os pontos de Coleta Seletiva; separar e destinar óleo de cozinha e resíduos eletrônicos; e por último, o voluntário poderá iniciar a revitalização de espaços, com pequenas hortas domésticas.
Haverá Pontos de Coleta cadastrados pelo Plogging e publicados nas redes sociais e demais meios de comunicação, orientando o voluntário a levar os resíduos recicláveis.
O Dia Mundial da Limpeza 2020 será um momento de transformação individual com reflexo na coletividade.
A ação demonstra a necessidade de conscientização da sociedade, um despertar do voluntário, para fazer parte da solução ao combate do descarte irregular de resíduos urbanos.