O Portal de notícias de Porto Seguro

Porto Seguro participará pela segunda vez do Dia Mundial da Limpeza

0

Já são 759 cidades confirmadas no Brasil para o Dia Mundial da Limpeza, que ocorrerá no sábado, 19 de setembro, e Porto Seguro entra para o segundo ano de participação.

O tema da campanha esse ano é “eu cuido do meu quadrado”, pois, por motivo da pandemia e para evitar aglomeração, o movimento não fará como nos anos anteriores, onde se reuniam para o mutirão dos trabalhos.  Desta vez, as ações serão individuais e dentro de casa.  

Para quem não conhece, o Dia Mundial da Limpeza (Worl Cleanup Day) é realizado pelo movimento global “Let’s do it!”, mobilizado no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde. Em Porto Seguro, o grande realizador é o Instituto Socioambiental Plogging.

O movimento engaja voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, rios, manguezais, praças, restingas, e parques, todavia este ano, em razão da pandemia , o conceito é a limpeza dentro de casa.

História

A mobilização para o Dia Mundial da Limpeza começou na Estônia, em 2008, e esta é a 13ª edição. No Brasil, o movimento teve início em 2018 e chega a sua 3ª edição. Em 2019, o World Cleanup Day uniu mais de 20 milhões de pessoas em 180 países. O Brasil participou com 1.200 municípios e 300 mil voluntários.

Porto Seguro entra para seu segundo ano, tendo a frente o Instituto Socioambiental Plogging. No ano passado, foram mobilizados 5 mil voluntários.

As ações

As ações ocorrerão simultaneamente em vários países, com a realização de ações individuais, realizadas dentro de casa. Entre elas, estão: o mutirão de limpeza; de eliminação do foco de dengue; solidário (separando o que não tem mais serventia para você e doando para quem precisa);  digital (o objetivo é organizar a vida digital e remover todas as informações dispensáveis, limpando dispositivos como fotos duplicadas, aplicativos não utilizados, e-mails antigos ou não lidos, arquivos desnecessários); limpeza mental (neste dia também será um momento para parar, pensar, refletir e respirar, tendo momento online, por meio do Instagram com profissionais parceiros que farão exercícios de respiração); separação do lixo orgânico do seco, oportunidade em que cada voluntário aprenderá a preparar sua compostagem doméstica, através do link HTTPS://youtu.b/XhDaM-i-79A; separação do lixo seco em reciclável, devendo cada participante lavar o que será enviado para os pontos de Coleta Seletiva; separar e destinar óleo de cozinha e resíduos eletrônicos; e por último, o voluntário poderá iniciar a revitalização de espaços, com pequenas hortas domésticas.

Haverá Pontos de Coleta cadastrados pelo Plogging e publicados nas redes sociais e demais meios de comunicação, orientando o voluntário a levar os resíduos recicláveis.

O Dia Mundial da Limpeza 2020 será um momento de transformação individual com reflexo na coletividade.

A ação demonstra a necessidade de conscientização da sociedade, um despertar do voluntário, para fazer parte da solução ao combate do descarte irregular de resíduos urbanos.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.