O Portal de notícias de Porto Seguro

Carreta da Saúde contra Hanseníase passará por Porto Seguro

0

Em uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), a Carreta Novartis da Saúde chegou ao estado da Bahia, em Barreiras, na última segunda-feira (11). A ação visa levar atendimento e exames gratuitos para combater a hanseníase, além de informar a população a respeito da doença.

A passagem pela cidade do sudoeste baiano encerrou nesta quarta-feira (13) e agora a carreta segue pelo interior do estado até o fim do próximo mês de maio. O roteiro do projeto inclui mais de 10 municípios, passando por diversos territórios de identidade da Bahia até chegar ao extremo sul, onde contemplará as cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A data de chegada a Porto Seguro ainda não foi divulgada.

Só no ano de 2017, foram notificados mais de 2.000 casos novos de hanseníase no estado, um coeficiente de detecção anual de quase 15 contaminações a cada 100.000 hab., considerado um índice alto em relação aos parâmetros nacionais. Os dados são do boletim epidemiológico de hanseníase de 2018, publicado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Bahia.

O projeto pretende ainda realizar um treinamento com os profissionais da rede pública de saúde em colaboração com a DAHW (Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.