A última sessão da Câmara, realizada em 10/11/2022, aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei do vereador Nilsão, Nº 058/2022, que cria o “Dia da Superação” no município de Porto Seguro. (relembre aqui)
Na sua redação o projeto prevê que, na data de 18 de fevereiro, a administração, secretarias e órgãos pertinentes realizem atividades como, palestras eventos, campanhas e reuniões, com a finalidade de valorizar as pessoas que venceram o vício das drogas e do alcoolismo e mostrar à sociedade, e em especial àqueles que ainda estão no vício, que é possível vencer as drogas e o alcoolismo.
Nesta data a Câmara também deverá promover Sessão Solene, para homenagear, através de uma moção, dentre os cidadãos, Associações, Clubes, Organizações e Entidades, a serem indicados pelos nobres pares, autoridades e pela comunidade em geral.
Esta matéria tem sido tratada frequentemente pelo JoJô Notícias, com diversas postagens sobre o tema que consideramos um flagelo social que deve ser tratado pelas autoridades, não apenas com homenagens e ações pontuais, mas com determinação, sensibilidade e políticas públicas permanentes.
Trata-se de uma população extremamente vulnerável, sem casa, sem família, sem estrutura e sem rede de apoio social, que encontrou acolhimento em uma rede de usuários de tráfico sem ter menor expectativa de acolhimento. Me refiro a acolhimento social, acompanhamento de saúde físico e psicológico; encaminhamento para empregos ou atividades semi-remuneradas, enfim, uma série de procedimentos, ao alcance da administração, que poderiam, de fato, redirecionar as vidas dessas pessoas. Se num grupo de cem pessoas conseguirmos salvar uma, já está de bom tamanho.
Existem projetos em grandes centros que vêm obtendo resultados positivos na ressocialização de ex-dependentes que buscam o caminho de reconstrução de vida e que podemos adaptá-los e aplicá-los aqui
Os motivos que levam uma pessoa ao crack e o processo de quem deseja se recuperar, devem ser considerados.
Parece utópico, mas sem esse padrão, os problemas estarão bem longe de serem resolvidos. O “Dia da Superação” pode ser o ponto de partida para a solução definitiva desse tormento que aflige a todos.
Se insistirmos apenas nas homenagens, sem integrar e ressocializar essas pessoas, a cena aberta de consumo de crack na cidade de Porto Seguro não acabará, muito pelo contrário, se multiplicará para diversos pontos da Terra Mãe do Brasil.
Veja o projeto abaixo: