O Portal de notícias de Porto Seguro

Agentes Comunitários suspendem paralisação e entram em negociação com a prefeitura.

Ficou decidido no encontro a convocação de uma nova reunião para a próxima quinta-feira, 25/01, quando serão formadas as comissões paritárias para realização do enquadramento.

0

 

Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias suspenderam uma paralisação programada para hoje 19/01/18, às 8:00 horas na Praça ACM,  centro de Porto Seguro, após promessa da administração municipal, que em reunião com os mesmos, garantiu o atendimento das reivindicações apresentadas.

O suposto entendimento entre o SINDIACSCER (Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Eunápolis e Região) se deu após pressão exercida pelo sindicato, com a convocação da paralisação por 24 Horas, e do apoio recebido da mídia independente da região, dentre elas o Jojô Notícias, com a ampla divulgação da resistência da prefeitura de Porto Seguro em colocar em vigor a lei Nº 1347/17 já sancionada e não cumprida.

A lei sancionada trata do PCCR (Plano de Cargos Carreira e Remuneração) dos agentes comunitários, que tem o objetivo de garantir a ascensão de carreira e valorização dos funcionários, precisa da formação de comissão paritária entre o sindicato e a administração para realizar os enquadramentos dos trabalhadores garantindo as progressões horizontal e vertical dos agentes.

Esta comissão tinha um prazo de 60 (sessenta) dias para ser instalada, a partir da sanção da lei que aconteceu em meados de 2017; o que não ocorreu, gerando a insatisfação da categoria que resolveu optar pela paralisação como forma de pressionar a administração para o seu cumprimento.

Diante da repercussão e dos graves danos que trariam aos serviços de combate às endemias, especialmente nesse período de verão, a administração reuniu os secretários de administração Gilvan Florêncio, de relações institucionais, Miguel Ballejo , de saúde, Edna Alves e outros funcionários do setor, e convocou o SINDIACSCER para uma reunião emergencial para tentar um entendimento.

Ficou decidido no encontro a convocação de uma nova reunião para a próxima quinta-feira, 25/01, quando serão formadas as comissões paritárias para realização do enquadramento.

Na assembléia realizada hoje pelos agentes comunitários foi colocado em votação e aprovado por unanimidade dos presentes o “estado de alerta”. Caso não se encaminhe os pontos decididos na reunião recente com a administração, a categoria promoverá paralisações pontuais e se mobilizará para deflagração de uma greve no município.

A reportagem do Jojô Notícias que se fez presente na assembléia de hoje, sexta-feira, 19/01, constatou o alto nível de mobilização e organização dos agentes. Compareceram ao evento cerca de 200 servidores de um total de 400 afiliados no município, demonstrando enorme determinação para a consecução dos seus objetivos.

A administração que coloque as “barbas de molho” e conduza esta situação com respeito e seriedade, do contrário, pelo que se viu, a greve é inevitável.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.