O Portal de notícias de Porto Seguro

Turistas se aglomeram em Taperapuã

De repente uma multidão se formou na beira do mar agora há pouco em Porto Seguro

0

Porto Seguro, Praia de Taperapuã, hoje, sexta-feira, dia 19 de Janeiro de 2018, às 12h15, pessoas se aglomeram à beira mar e muitas pessoas sem saber o que estava acontecendo.

Cada vez mais, turistas e curiosos chegavam à aglomeração. De longe, parecia que alguém tinha se afogado e sido salva, pois avistava-se um círculo em meio à multidão.

Para os mais curiosos o mistério era desfeito rapidamente e com a surpresa, os cliques – “pega o celular”, “que lindo” “o que é isso?” “cuidado!” “isso queima” “é uma água viva!” – eram as frases ouvidas.

O animal lindo de ver e que atraiu crianças e adultos é chamada de Caravela-portuguesa – não à toa encontrada em Porto Seguro!  Segundo a bióloga Sathie Ashita, formada pela Universidade Mackenzie de São Paulo, deve-se tomar muito cuidado sim, pois é uma “parente” da água-viva, mas especificamente a Physalia physalis, um cnidário que não ataca. “São realmente lindas, mas trazem perigo aos banhistas” – alerta.

O problema é que se alguém tocar nela, estimula a liberação de uma substância contida em seus tentáculos formada por células urticantes que podem causar vermelhidão e irritação na pele das pessoas. Caso alguém tenha este contato, Sathie recomenda passar vinagre para aliviar a sensação.

As tartarugas comem estes animais, mas um fato triste e interessante é que que milhares de tartarugas acabam confundindo sacos plásticos com as Physalias  e ingerem os lixos jogados pelos homens em ruas, nos rios e no mar que acabam sendo levados até elas, e muitas sofrem sérios problemas intestinais podendo até morrer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.