O Portal de notícias de Porto Seguro

Decoração de Natal em Porto Seguro foi vencida por outras prioridades.

0

O Natal que emociona milhões de pessoas pelo mundo afora.

O Natal que desperta sentimentos adormecidos e resgata a generosidade humana. Que simboliza o nascimento de Jesus Cristo – figura central do cristianismo -, celebração que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro.

Natal, que também indica onde uma determinada pessoa nasceu – “minha cidade natal”.

Podemos afirmar que Porto Seguro é a cidade natal do Brasil.

Essas reflexões, caros leitores, são para lembrar quanto simbólica e significativa é esta data.

Nesta data, as pessoas, independente da classe social a que pertencem, decoram suas casas com arranjos de flores, árvore de natal, papai Noel, presépios, iluminação, além da tradicional troca de presentes e da infalível ceia.

Pois bem! Eis que na cidade natal do Brasil, a decoração e o ambiente natalino foi vencido por outras prioridades.

Em conversas com esse articulista, o Secretário de Comunicação do município, Sr. Cesar Aguiar, admitiu que as dificuldades financeiras do momento, não permitiram maiores investimentos nas comemorações do Natal, e que a montagem da árvore de natal, e a casinha de Papai Noel, erguida na praça do relógio, no centro da cidade, foram as únicas contribuições possíveis da administração municipal para as comemorações do nascimento do menino Jesus, e que em outros distritos do município como Arraial, Trancoso, Vera Cruz etc., também não haverão intervenções neste sentido.

Ainda em suas justificativas, o secretário lamentou a recusa de comerciantes e empresários em geral, em realizar parcerias com a administração, no sentido de investirem nas comemorações, que considera ser pelo mesmo motivo.

Ao mesmo tempo, o titular da comunicação comemora o fluxo de turistas que desembarcam na cidade. “De acordo informações do trade turístico, a taxa de ocupação superou as expectativas. Teremos o maior Natal dos últimos dez anos”, arrematou o secretário, lembrando que a partir de amanhã, após as 18h00 horas, a casinha do Papai Noel terá um Papai Noel para alegrar as crianças e pousar para fotos.

Já o Sr. Falcão, taxista que opera na Praça do Relógio, tem opinião contrária. Segundo o taxista, o movimento, até o momento, não indica esse sucesso previsto pela administração, e para explicar seu pessimismo, cita, exatamente, a ausência dos investimentos nos festejos, lamentando, principalmente, a falta de iluminação apropriada para esta data que, segundo ele, gera um clima de alegria e felicidade que favorece as compras.

“As velas e as outras iluminações de natal simbolizam Jesus que afirmou ser a “luz do mundo”. Sem este brilho e essa cor, o natal fica sem graça”, desabafou uma comerciante do local que não quis se identificar.

Em termos gerais, todos sabem que o natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade. Todas as tradições associadas às comemorações natalinas proporcionam um forte incremento das vendas, resultando no melhor período para os comerciantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.