O Portal de notícias de Porto Seguro

Calor e festas, hora de se hidratar ainda mais!

Para não estragar o Natal, beba um copo de água a cada drink!

0

É comum ouvir que devemos ingerir de dois a três litros de água por dia, mas os médicos explicam que essa quantidade depende de vários fatores. Como Porto Seguro é uma cidade quente, devemos beber mais água do que se estivéssemos num lugar frio. Se praticamos exercícios físicos ou se ingerimos álcool, também devemos beber mais água. Uma dica valiosa para esses dias de festas que as pessoas costumam beber mais álcool é ingerir um copo de água a cada drink ou copo de cerveja consumido.

O peso da pessoa também interfere na necessidade de beber água, as mais pesadas precisam de mais água do que as mais leves. E quem ingere mais sal também deve se hidratar mais do que quem tem uma dieta rica em frutas e verduras.

E a desidratação é algo muito sério, a falta de água no organismo causa inúmeras doenças e pode até levar a pessoa ao óbito. Fique atento, os sintomas são além da sede, fadiga, enjoo, olhos fundos, boca seca, diminuição da lágrima e da urina, queda da pressão arterial, sonolência, câimbras, confusões mentais e delírios.

E ainda depende da causa e da intensidade da desidratação (leve, moderada ou severa) e da idade da pessoa para saber o tipo de tratamento para repor o líquido no organismo. Pode ser via oral com água, sais minerais e glicose ou nos casos mais graves, endovenosa. Um erro muito comum é querer se hidratar com bebidas como refrigerante, principalmente as crianças que sofrem mais com diarreias. O melhor é sempre levar ao médico quando estiver com algum sintoma. E o truque de olhar a cor da urina é válido. Se estiver amarelo-clara está tudo certo, se estiver escura, precisa se hidratar, tome imediatamente dois copos de água, mas se estiver urinando muito e a urina estiver transparente, pode ser que você esteja ingerindo água em excesso, o que também é prejudicial à saúde, pois provoca a diluição do sangue e do sódio no organismo.

Outra dica importante é colocar uma colher de café de sal rosa ou do Himalaia, para cada litro de água para potencializar a mineralização da água, pois nem sempre a água que estamos consumindo é alcalina ou rica em sais mineirais.

Então, beba água e Boas Festas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.