O Portal de notícias de Porto Seguro

Kite Surf atrai turistas de aventura do mundo todo

Modalidade é muito mais que um esporte, é um estilo de vida!

0

Kite é a nossa pipa em inglês. O Kite Surf é como se um surfista estivesse empinando uma pipa gigante na água. Maravilhoso e exuberante, pois deixa o colorido no céu, o esporte tem atraído cada vez mais adeptos, principalmente porque o turismo de aventura também está crescendo no País. Desde 2009 o Brasil está entre os melhores destinos para aventureiros e esportistas radicais do mundo.

Em Porto Seguro, de vez em quando, avistamos uma beleza dessa passar pela praia de Taperapuã, mas o melhor local para a prática do esporte é a praia de Coroa Vermelha, conta o instrutor Elcio Braga. Mineiro de Governador Valadares, vive em Porto Seguro há 30 anos, há 17 pratica o Kite Surf e há cinco começou a ministrar aulas. “Porto Seguro ainda é carente destes profissionais e a modalidade cresce a cada ano. Atendo turistas de todas as partes do mundo e os moradores locais também”, conta o instrutor.

Quando admiramos esses kite surfistas no mar, imaginamos que eles tenham que fazer uma enorme força para segurar o Kite e não sair voando, mas isso é só imaginação. O instrutor esclarece que até uma criança pode praticar o kite surf e o mais importante, com segurança.

O equipamento é formado pela prancha, o kite e o trapézio onde vai a barra de segurança que qualquer um consegue controlar com toques leves e sutis. Os detalhes estão na técnica. É praticamente impossível e muito arriscado alguém querer sair velejando com o kite surf sem fazer um bom curso. O aprendizado é essencial para dominar o equipamento e deixá-lo seguro.

O instrutor Elcio Braga na praia de Coroa Vermelha

Um bom equipamento também facilita, e por isso é um esporte caro. Um conjunto moderno e de qualidade, completo com os acessórios sai em torno de 15 mil Reais. A prancha que Elcio utiliza é a mesma do tetra campeão mundial de Kite Surf Yuri Zoom. É de free wave com três talas que facilita a montagem e o manuseio. Todos os produtos são importados.

 

Equipamentos com alta tecnologia para gerar segurança

O capacete vem da Austrália e custa três mil Reais, mas é fundamental para utilizar com os iniciantes, pois vem com sistema de rádio. O instrutor fala com o aluno que está dentro da água passando todas as orientações, sensacional, proporciona mais segurança e tranquilidade porque querendo ou não, é um esporte de aventura. “A adrenalina toma conta, tenho alunos que travam, eu dou algum comando a pessoa fala que está fazendo, mas não está e nem percebe porque está com a adrenalina a mil”, enfatiza.

Logo nas primeiras aulas o aluno vence essa barreira, pois vai adquirindo a técnica. As principais dificuldades não são no aprendizado, estudando as regras e praticando é fácil aprender e o instrutor só solta o aluno quando ele tem domínio total sobre o equipamento. O pior é que o esporte depende do vento e da maré baixa para ser praticado. É preciso no mínimo 12 nós de vento, até uns 15 é o ideal, o que equivale a 29 km/hora. E Porto Seguro não é como o Ceará que sempre tem vento.

A outra questão aqui em Porto Seguro é a falta de sinalização, um corredor de entrada ou área reservada para a prática do esporte, os praticantes têm que passar perto dos banhistas. Ele que possui quase 20 anos de experiência consegue manter uma distância se algum curioso se aproximar, mas já viu casos do turista conseguir mexer na barra e o Kite Surf jogou o surfista longe, aí está o perigo. A barra é sensível e funciona como trava de segurança, qual  quer eventualidade, o surfista solta a barra que o kite desce e fica tudo tranquilo, puxar a barra está acelerando o kite e pode deixar desgovernado pela questão do vento.

“Infelizmente, eu vejo que falta uma conscientização e um respeito pelo esportista. Os pais que não cuidam das crianças e quando vemos, elas estão passando em cima de nossos equipamentos na praia. Donos de algumas cabanas querem nos expulsar como se fôssemos invasores. Em alta temporada que é quando vem mais turistas se torna complicada a prática do kite surf. Por um lado, o turismo de aventura cresce, mas por outro falta incentivo e organização para que sejamos respeitados e valorizados”, sinaliza.

A melhor época para a prática do kite surf em Porto Seguro é de agosto a começo de dezembro. O curso que o Elcio ministra de oito horas sai por 1500 Reais, mas ele garante que compensa e muito. “Costumo dizer que o kite surf é um estilo de vida. A pessoa que começa fica viciada e não quer parar. E esse é um vício bom, pois é um esporte. Muitos se reeducam, deixam de beber, fumar, começam a dormir cedo e comer comidas saudáveis depois que começam praticar”, conta empolgado.

 

O tri campeão Carlos Mario (Bebe)

Ele se emociona ao falar do tricampeão brasileiro, Carlos Mario Bebe, único no mundo a tirar três notas 10 no campeonato. “Bebê, tem esse apelido, pois começou a praticar o esporte quando criança, no Ceará, veio de uma família humilde e está aí fazendo o maior sucesso, tem um estilo único que traça um desenho no céu e no mar e cai com perfeição. É perfeito!”, relata o instrutor.

Para quem deseja iniciar uma atividade radical é bom se informar com a ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura. https://www.facebook.com/abeta.brasil/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.