O Portal de notícias de Porto Seguro

Sessenta e quatro dias sem salários, macas nos corredores e UTI’s esgotadas é o retrato do caos da saúde, no HDLEM em Porto Seguro

0

No momento em que a prefeita Cláudia Oliveira anuncia, com toda pompa, a reabertura do turismo em Porto Seguro; o Hospital Luís Eduardo Magalhães (HDLEM), referência regional no atendimento à COVID-19, revela um cenário de estado de guerra. Um caos absoluto!

De acordo informações, o hospital está vivenciando um momento único em seus 15 anos de existência. São prontos-socorros lotados, falta de UTI’s, macas espalhadas pelos corredores e, para culminar, salários atrasados. Um verdadeiro colapso.

“Em todo este tempo que estou aqui nunca presenciei macas nos corredores”, revela uma abatida funcionária.

Segundo informações apuradas pela nossa reportagem, os médicos estão há exatamente, 64 (sessenta e quatro) dias sem receberem os salários e trabalhando em dobro. Um desrespeito e uma covardia imensurável. Como dispensar um tratamento desses à categoria mais exigida neste dramático momento?

O atraso nos salários dos médicos do HDLEM vem sendo uma constante, mas com o advento da pandemia, a situação se agravou mais ainda. O IGH – gestora do hospital-,alega um desequilíbrio contratual desde que a instituição passou por reformas, ampliando o número de leitos de UTI’s e implantando outros serviços, ocasionando novos custos e demandas sem a respectiva compensação financeira, devida e necessária, para manter as obrigações da instituição em dia. A direção do IGH vem, há mais de duas semanas, mantendo tratativas com a SESAB (Secretaria do Estado da Bahia) em busca de solução.

Em meio a todo esse caos, as equipes médicas permanecem inarredáveis, se dedicando ao máximo e se expondo à doença para cuidarem da população mais vulnerável. Ao invés de procurarem os hospitais particulares, as autoridades acometidas pela COVID-19, recorressem ao serviço do HDLEM e pudessem presenciar in-loco, o sofrimento do povo e o heroísmo desses profissionais nesse enfrentamento, talvez providência já tivessem sido encaminhadas.

Prefeita apresentando obras dos novos leitos de UTI’s

A prefeita Cláudia Oliveira anunciou, em vídeo, mais dez leitos de UTI’s para o município, a serem instalado no Hospital Particular NEUROCOR. Aparentemente, a mudança do local para instalação desses leitos de UTI’s, inicialmente previstos para o HDLEM se justifica pelo triste retrato do HDLEM, no momento. É a velha história do mau pagador; troca-se o fornecedor quando se estoura a conta.

O NEUROCOR que abra os olhos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.