O Portal de notícias de Porto Seguro

Novo Hospital da Mulher será inaugurado em 2018?

Porto Seguro carece de mais hospitais e centros de tratamento

0

O ano começou com uma esperança para os moradores de Porto Seguro? Será mesmo que em 2018 o Hospital da Mulher será reativado depois de sete anos? Hoje no mesmo endereço, na Rua Cova da Moça, no centro da cidade, funciona a Policlínica Municipal. Lá são realizadas apenas consultas previamente marcadas nos postos de saúde. Não são realizados exames, nem cirurgias nem atendimento de emergência. Segundo a coordenação da Policlínica, o projeto de retornar com o Hospital da Mulher é para este ano. Já, para o Secretário de Comunicação, Cesar Aguiar, que respondeu em nome da Secretaria da Saúde, a inauguração de um novo hospital ainda depende de várias condicionantes que movem o setor público. Primeiramente, o desenvolvimento da aprovação do projeto e a abertura de processo licitatório, depois da disponibilidade de orçamento e as licenças.

Do jeito que as coisas andam em Porto Seguro e no Brasil, o sonho de muitos pode demorar ou nem se realizar. E para tentar agilizar o processo, a população pode cobrar através de um canal, a Ouvidoria do SUS que atende pelo telefone 08002846034 ou pelo email ouvisusportoseguro@hotmail.com

É um absurdo que uma cidade como Porto Seguro que recebe tantos turistas só tenha apenas um hospital que nem fica numa região central. Localizado no Km 56 da BR 367, o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães é a única saída para alguém que se acidentar gravemente ou sofrer um AVC, por exemplo.

O Hospital não tem a melhor estrutura, muitos pacientes reclamam da demora no atendimento, ou de aparelhos que não funcionam, mas mesmo que fosse padrão “primeiro mundo” não seria suficiente para atender toda população muito menos em tempos de alta temporada, quando turistas também procuram seus serviços para alguma ocorrência.

Antes a cidade tinha mais uma opção para atendimento de emergência, aberto 24 horas, havia o Hospital Municipal, mas este foi fechado alegando reordenamento dos serviços e as pessoas que eram atendidas ali passaram a procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Mercado do Povo.

Quando alguém está com algum problema de saúde dependendo do risco é encaminhada para algum local de atendimento. No caso dos atendimentos de baixa complexidade, recomenda-se procurar os Postos de Saúde da Família que atendem em vários bairros, ao todo são 19 que estão funcionando em Porto Seguro. As pessoas que estão com alguma doença, casos de média complexidade, são atendidas nas UPAs Frei Calixto, Trancoso e Arraial d’Ajuda. E nos casos de alta complexidade, que são as de urgência, devem ser socorridas somente no Hospital Luis Eduardo Magalhães.

Deve-se chamar o SAMU pelo 192 quando ouver problemas cardio respiratórios, intoxicação, queimaduras graves, choques elétricos, ocorrências de maus-tratos, trabalhos de parto, crises hipertensivas, acidentes com produtos perigosos e em casos de transferências de pacientes com risco de morte.

A UPA Frei Calixto que funciona 24 horas na cidade fica na Rua da Mata, s/n – no Mercado do Povo e o telefone é 73 32682032. Lá, as pessoas que sentirem um desses sintomas podem ser atendidos: problemas de pressão, cortes com pouco sangramento, quedas com torsões e fraturas, febre alta, cólicas renais, falta de ar, dores no peito, convulsões e vômito constantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.