O Portal de notícias de Porto Seguro

Hemoba amplia projeto de coleta de sangue para Arraial d`Ajuda e Trancoso

0

O ato de doar sangue é uma ação de solidariedade com potencial para salvar múltiplas vidas. Independente da raridade do rh ou tipo sanguíneo, adquirir esse hábito é extremamente importante para continuar a suprir a demanda, além de promover e ressaltar a importância desse tipo de iniciativa. É nesse intuito que o  Centro de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), unidade de Eunápolis, vem agindo na região.

Além dos serviços prestados no próprio município, a unidade realiza há 5 anos em Porto Seguro o Projeto Fidelização, que realiza coletas de sangue periódicas visando aumentar seu campo de atuação. A coleta acontece no LACEN, em frente ao Estádio Municipal (Rua Bernardo Spector, s/n, Centro), todas as primeiras quarta-feiras de cada mês. Quando a data coincide com um feriado, ela é transferida para a semana seguinte.  

Em uma ação inovadora com intuito de contemplar cada vez mais regiões vizinhas onde não existem unidades do Hemoba, o Centro passa a realizar essas coletas itinerantes também nos distritos de Arraial d`Ajuda e Trancoso. Em Arraial, a campanha acontece trimestralmente, tendo a última sido realizada no dia 15 de janeiro e a próxima já agendada para 16 de abril. Já em Trancoso, a primeira edição do projeto está programada para acontecer no próximo mês de setembro.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis), pesar mais de 50kg e estar bem de saúde, além de comparecer ao local portando um documento com foto. Para os homens é recomendado um intervalo de 3 meses entre cada doação, enquanto aconselha-se 4 meses de hiato para mulheres.

Confira abaixo algumas outras indicações para aqueles interessados em colaborar com a causa.

Recomendações para o dia da doação:
– Não doar sangue em jejum
– Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
– Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
– Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
– Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação
– Pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação

Cuidados pós-doação:
– Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
– Aumentar a ingestão de líquidos
– Não fumar por cerca de 2 horas
– Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas
– Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas
– Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.