O Portal de notícias de Porto Seguro

Anvisa reconhece momento crítico da pandemia e autoriza uso emergencial de vacinas contra a Covid-19

0

Em votação realizada neste domingo (17/01) a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, por unanimidade dos seus cinco diretores, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Astrazeneca/Oxford.

O presidente do Colegiado da Agência, Antonio Bario Torres, ao abrir a reunião, alertou: Mesmo com vacinas, a vitória contra a Covid passa por mudanças de comportamento da população.

Após uma exposição acadêmica e detalhada do Gerente Geral de Medicamentos e Produtos biológicos, a relatora do processo, Meiruze Freitas, também Diretora da Agência, destacou que a autorização considerou: O cenário da pandemia; o aumento do nº de casos e a ausência de alternativas terapêuticas; assim como o reconhecimento de que os benefícios superam os riscos,  e que as vacinas são as formas mais eficazes para combater a atual pandemia.

“há muitas incertezas nas duas vacinas avaliadas, em função dos prazos dos estudos realizados, mas houve demonstrado segurança e eficácia, claras e convincentes”, disse a relatora.

A decisão da Agencia foi vista, pelos analistas, como prudente, sábia e de grande rigor técnico, além de uma demonstração de profissionalismo e responsabilidade cívica.

 À vacina da Coronovac, foi condicionada a sua aplicação a um Termo de Compromisso assinado pelo Instituto Butantan, AGU e PGR, de apresentação de um estudo mais detalhado de imunibilidade conferida, até o dia 28 de fevereiro, para que fique evidenciado o tempo de imunização propiciado pela vacina.

Primeira brasileira vacinada contra o Coronavírus

Após o anúncio da autorização, pela Anvisa, do uso emergencial das vacinas, o Governador de São Paulo não perdeu tempo e divulgou, ao vivo, a primeira brasileira sendo vacinada contra o Coronavíru, a enfermeira,Mônica Calazans, funcionária do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.