Um cachorro ou um gato sadio abrigado em uma casa pode viver em média 17 anos. Nas ruas, essa expectativa de vida chega a ser três vezes menor. Os perigos são muitos. Sozinhos e sem proteção, eles estão sujeitos a atropelamentos, agressões, doenças e envenenamento.
O trabalho voluntário de protetores independentes tenta amenizar esse problema em diversas cidades do país, porém eles estão, em sua maioria, com abrigos superlotados e acumulando dívidas em casas de ração e clínicas veterinárias.
Falta entendimento de que pessoas ligadas à causa, os chamados protetores, são pessoas comuns que trabalham, estudam, pagam contas e que, muitas vezes, mesmo sem dinheiro e sem tempo, se sensibilizam com o sofrimento de um animal e arregaçam a manga para ajudar. Algo que, na realidade, qualquer um pode fazer.
Aqui em Santa Cruz Cabrália, a Gabi, agora candidata a vereadora pelo PV é uma das voluntárias conhecidas que realizam esse serviço com amor e afeto. Preocupado com essa situação, o candidato a prefeito do município pelo PV, Loredano e seu Vice, Xêpa, destinaram, no programa de governo do partido, uma série de ações em prol dos animais em todo o município.
Veja abaixo as ações programadas pelo candidato Loredano Aleixo Pereira dos Santos Junior :
PROPOSTAS E POLÍTICAS DE ATENÇÃO AOS ANIMAIS SILVESTRES E DOMÉSTICOS
• Parceria como Centro de Controle de Zoonose (CCZ) de Porto Seguro.
• Criar centros de castração humanitária aos animais.
• Retirar das vias públicas, animais de grande porte abandonados.
• Definir espaços para acomodação dos animais abandonados e recolhidos.
• Promover campanhas de conscientização e respeito a vida dos animais.
DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS ANIMAIS
Todo animal têm o direito de ter a sua existência respeitada.
Todo animal deve receber tratamento digno e essencial à sadia qualidade de vida.
Todo animal tem direito a um abrigo capaz de protegê-lo da chuva, do frio e do sol.
Todo animal têm direito a receber cuidados veterinário sem caso de doença ou ferimento.
Todo o animal de trabalho tem direito a um limite razoável de tempo e intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.
A posse responsável implica em respeitar as necessidades essenciais para a sobrevivência digna do animal.
Missão: “Desenvolver um Município economicamente forte e socialmente justo, oportunizando a melhoria e eficiência dos serviços públicos”.