O Portal de notícias de Porto Seguro

Comerciantes de Porto Seguro apontam o trânsito e a segurança como as grandes dificuldades locais

Contratar uma empresa de engenharia de tráfego para estudar e diagnosticar a situação deve ser bem mais eficiente que os improvisos e as idéias marotas do pessoal da secretaria municipal de transito.

0

Ouvidos pela reportagem do Jojô Notícias, grande parte dos comerciantes local, não hesitaram em apontar o trânsito e a segurança pública como os maiores problemas enfrentados pela cidade no verão atual.

A segurança pública, em virtude da grave crise econômica, política e moral que o país atravessa, todos sabemos se tratar de um grande problema nacional e de responsabilidade do estado, porém, isso não isenta o município dos elevados índices de violência registrada no município.

Por se tratar de uma cidade turística e um dos maiores destinos turísticos da atualidade, muito poderia ter sido feito.

O centro de Porto Seguro é pequeno, as praias são de fácil patrulhamento, o que certamente contribui para as ações de segurança. O que parece que pecou realmente foi o planejamento. Tudo, aparentemente, aos moldes da “operação verão”, deflagrada pela prefeitura na última hora, inteiramente improvisada, sem treinamento de pessoal, com resultados pífios e sem aproveitamento futuro.

Seletivas para contratação de pessoal foram realizadas às carreiras, com a necessidade de realização de sessões extraordinárias na câmara, que no embalo, aprovou 13º salário e férias remuneradas para os mesmos, numa espécie de contrapartida às solicitações do executivo. Um verdadeiro “samba do crioulo doido”.

Sobre o trânsito na cidade, o que dizer?

Não é de hoje as dificuldades enfrentadas pelo setor. Não é possível que não haja solução para isto.

Contratar uma empresa de engenharia de tráfego para estudar e diagnosticar a situação deve ser bem mais eficiente que os improvisos e as idéias marotas do pessoal da secretaria municipal de transito.

A administração informa que existem 30 (trinta) monitores para informar e instruir o turista sobre o transito e questões pertinentes ao turismo. Gostaria de saber por onde andam?

Divulgar o endereço da secretaria de turismo para o turista se informar, nessa balbúrdia que a cidade se encontra, é o mesmo que colocar um cego num quarto escuro pra procurar um gato que não está lá dentro.

A reportagem do Jojô Notícias esteve no sábado na fila da balsa e constatou a desinformação e a desorganização vigente no local. Nenhum dos turistas entrevistado sabia que havia outra forma de acessar o Arraial D’ajuda que não fosse pela balsa. Um verdadeiro descalabro!

Na contramão desses improvisos, o comércio local, segundo os próprios comerciantes e o CDL (Clube de Diretores Lojistas) comemora o aumento em torno de 20% nas vendas, embora apontem a segurança e o transito como os maiores entraves para o incremento do setor.

A nova presidente do CDL, eleita recentemente para o triênio 2018/2020, Sra. Alice, Coordenadora de marketing do “Cambuí”, destacou os serviços prestados aos associados (cerca de 210), como consultas ao SPC Brasil, convênios com o SENAC, SEBRAE, consultórios médicos, etc., e anunciou o início de campanha de filiação de comerciantes com o objetivo de fortalecer a entidade e habilitá-la para uma maior participação nas decisões institucionais, especialmente aquelas referentes e que interessam ao comércio local.

Assim como a presidente, os comerciantes locais também consideram que a questão da segurança e do trânsito exige tratamento e planejamento adequado ao status da cidade.

É preciso ordenar o trânsito, organizar a orla, discutir com os ambulantes, ouvir os comerciantes e principalmente dar transparência às ações e intervenções municipais para que se garanta uma estrutura para o turismo permanentemente, independente do verão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.