O Portal de notícias de Porto Seguro

Porto Seguro tem escola de natação de campeões

Modalidade esportiva funciona como drenagem linfática!

1

Você sabia que a natação funciona como uma drenagem linfática? Isso mesmo, quando o esporte é praticado, a água que bate no corpo faz efeito de uma bela massagem e se a pessoa ficar um tempo nadando, sairá da água com vontade de urinar a toda hora, pois perderá o acúmulo de líquido no corpo.

Este é um dos benefícios da natação, um esporte ideal para quem quer emagrecer ou fortalecer o corpo. Nadar 1 km é o equivalente a correr 5 km com a vantagem que não tem impacto nem precisa de peso e em uma aula de natação de uma hora, o aluno nada em média 2 km.

A natação alonga o corpo inteiro e trabalha a musculatura e a força das pernas e dos braços, favorecendo também o funcionamento cardio vascular e aumentando a capacidade pulmonar por mexer também com a respiração e o fôlego da pessoa.

Em Porto Seguro, quem fala com propriedade sobre o assunto é a técnica campeã Helena Corte Wentzcovitch. Hoje com 75 anos, tem uma saúde de ferro e nada 1000 metros três vezes por semana em sua escola Porto Ação Natação. Nascida em Petrópolis, Rio de Janeiro, criada em Santo André, ABC Paulista, onde se formou em Educação Física e inaugurou a piscina da Faculdade e a participação nos Jogos Abertos. Como técnica da equipe de São Bernardo tirou a invencibilidade de 25 anos da equipe de Santos. Chegou em Porto Seguro em 1993 e foi a segunda moradora do bairro do Alto do Mundaí, onde construiu sua escola, inaugurada em 1998.

De lá para cá, muitas histórias para contar, vários seus alunos saíram de Porto Seguro para nadar como Gabriel que aprendeu a nadar com Helena e chegou a ser campeão brasileiro e fazer parte do revezamento da seleção brasileira. E Mariana Santos Figueiredo, que também começou a nadar em sua escola e hoje com 17 anos é uma das nadadoras mais velozes do Brasil no estilo Crawl.

Suas duas filhas também saíram de Porto Seguro, mas levaram a herança da natação. Iara Scarpelli foi para Curitiba, ser técnica de natação e nadando na categoria masters 45+, em 2014, bateu os recordes Sul Americanos nos 50 e 100 metros costas, no Chile. A outra filha, Raquel Scarpelli mora nos Estados Unidos, onde ministra aulas de natação. Helena conta com muito orgulho sobre suas filhas e sobre sua paixão, a natação e convida a todos que moram em Porto Seguro a praticarem o esporte.

Afinal, quem puder ter aulas e aprender as técnicas ou treinar para ser um campeão é ótimo, mas aqui temos o mar à disposição. Nossas praias tem águas calmas ideais para nadar. “No mar, só é preciso mais atenção e cuidado, nosso professor faz aulas na praia também e leva acessórios para auxiliarem os alunos”, conta Helena.

  1. José Carlos Diz

    Lamento o falecimento de nossa desta grande personalidade da natação de Porto Seguro. Seu corpo está sendo velado no velatório neste dia de 28/04

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.