O Portal de notícias de Porto Seguro

Aldeia Velha em Arraial d`Ajuda também é atingida por queimadas

0

Na madrugada desta terça-feira (19), mais uma região na área do município de Porto Seguro foi atingida por incêndios. Dessa vez, o território da Reserva Pataxó Aldeia Velha, localizada no distrito de Arraial d`Ajuda, teve parte da sua floresta açoitada por fortes chamas.

Segundo informações de pessoas que estão no local, o fogo já tomou grandes dimensões e se localiza em um área de difícil acesso. Ainda de acordo com as notícias apuradas pela reportagem do Jojô Notícias, um avião está na região tentando apagar os focos de incêndios, com o auxilio de cerca de 15 brigadistas voluntários e membros da aldeia.

A aldeia possui uma área de 2010 hectares, sendo 80% composta de mata nativa e uma área de manguezal com cerca de 10 km. A comunidade do local abriga cerca de 250 famílias, que vivem de artesanato, agricultura e serviços ao turismo na região.

Moradores de Arraial d`Ajuda, assim como nos incêndios do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, já se mobilizam e estão a recolher doações para moradores afetados pela tragédia e brigadistas que colaboram com o combate às chamas. Os donativos estão sendo recolhidos em frente ao Supermercado Cambuí de Arraial, localizado na Rua Manoel Crescêncio Santiago (Rua do Campo), nº 325, Centro.

Em razão das altas temperaturas e do longo período de estiagem, diversas áreas da região vêm sofrendo com sequenciais incêndios de grandes proporções. As autoridades locais reforçam o alerta para que a população tenha cuidado com queimadas ou qualquer atividade que possa causar incêndios, em decorrência das condições climáticas e dos fortes ventos que dificultam o controle das chamas por parte dos brigadistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.