O Portal de notícias de Porto Seguro

Festival de Cinema de Trancoso começa, abrindo espaço para o debate das manifestações culturais

0

Começou ontem, 30 de novembro, o Festival Internacional de Cinema de Trancoso. As sessões estão acontecendo na Igreja, Pallet Pub, Fly Club, Casa de Perainda, Teatro Trancoso e Museu de Câmeras antigas na Casa das Festas Tradicionais do Povo de Trancoso. O evento está no calendário dos principais festivais de cinema da atualidade e exibirá filmes para todas as idades, respeitando todos os protocolos de segurança, devido a pandemia da Covid-19.

O tema desse ano é “Raízes”, referindo-se a origem da vida, da construção das manifestações culturais de um povo. A intenção é fazer uma viagem ao passado e ao mesmo tempo proporcionar espaço para debater as tendências do futuro. Nesse sentido, o cinema vem como instrumento que projeta história, resgata tradições, abre portas para imaginação para novas perspectivas de evolução da vida e do mundo.

O Pajé Alcino e sua esposa Creuza da Reserva Pataxó da Jaqueira são homenageados, honrando as raízes da história do Brasil. O ator e diretor Charles Chaplin (in memorian) também recebe sua devida  homenagem, fazendo referência a essa lenda internacional do Cinema. A primeira turma da Oficina de Cinema teve aulas on-line e gravou um curta metragem inspirado em Chaplin, com o suporte da equipe do festival. Pelo visto, o filme ficou surpreendente e despertou talentos em todos os aspectos: roteiro, direção, atuação dos participantes e montagem. E, com um grande detalhe, o curta foi todo gravado pela câmera de telefone.

Ao todo, são cinco dias de festival, encerrando-se no dia 4 de dezembro.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, da Farmácia Indiana e de empresários locais.

Veja abaixo a programação do evento:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.