Dia Nacional da Alfabetização
O Dia Nacional da Alfabetização é comemorada desde 14 de Outubro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.
Uma conversa com o professor Marcos Vinícius da UFSB ele nos explicou o índice de analfabetismo no país.
Pela PNAD Contínua,Brasil ainda tem 11,5 milhões de pessoas sejam analfabetas.
Ou seja, sabem ler e escrever mas não necessariamente têm completa compreensão daquilo que estão lendo.
O Brasil avançou com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, lei 9394/96) em que assegurou acesso para todos na escola e isso é perceptível quando se faz o recorte por idade.
Pessoas com 15 ou mais anos, 7% são analfabetas.
Pessoas com 40 ou mais anos, são quase 12% e com 60 ou mais anos, 19,3%.
O recorte étnico também mostra a desigualdade: 9% dos negros são analfabetos e 4% dos brancos também.
Observando por regiões, o nordeste tem 14% de analfabetos, a região norte 8%, Centro Oeste 5,2%, Sudeste e Sul com 3,5% cada. Isso tem vários motivos, dentre eles o investimento desigual em educação entre as regiões, corrigidos apenas após o FUNDEB e FUNDEF; e também reflete a desigualdade histórica na forma de colonização sendo o nordeste com muitos negros e interior invisível e o sul/sudeste com a ocupação de estrangeiros e mais investimentos na educação.
O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê alcançar 100% de alfabetizados em 2024 mas ainda existem fatores que poderão não se bater a meta.
É o costume quando se fala em alfabetização, lembrar-se apenas do letramento. Ou seja, a aprendizagem de conseguir ler e escrever textos.
Hoje, já existem outras duas alfabetizações ganhando espaços por suas importâncias: a alfabetização matemática (preocupada com a aprendizagem básica de números e padrões para resolver problemas cotidianos) e alfabetização científica (preocupada em interpretar fenômenos e intervir sobre sua realidade).
Ainda estamos avançando nas percepções da importância da associação das três alfabetizações para compor elementos completos para que as pessoas possam ter condições básicas de exercer sua cidadania.
Pnad Contínua :Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio Contínua