O Portal de notícias de Porto Seguro

Turismo avança na Bahia e expande 176,5% durante o segundo trimestre quando comparado com 2020, aponta SEI

0 2.288

O volume das atividades turísticas expandiu 176,5% no 2º trimestre de 2021 em relação ao mesmo trimestre de 2020, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), nesta quarta-feira (24/11).

O resultado reflete o crescimento da retomada das atividades econômicas no estado, após um período de paralisação por causa da pandemia da Covid-19.

Em relação à receita nominal das atividades turísticas, a Bahia cresceu 164,2%, seguindo o mesmo comportamento do Brasil (87,7%).

Segundo a SEI, o turismo baiano foi impulsionado pelo aumento na receita de empresas dos ramos de transporte aéreo, restaurantes, hotéis, rodoviário coletivo d passageiros, locações de automóveis e serviços de bufê.

 Em Salvador, a taxa média de ocupação dos meios de hospedagem foi de 31,6% – número promissor quando comparado aos 13,9% do mesmo período em 2020.

Aqui, em Porto Seguro, segundo o site mercadoeeventos.com.br, para o diretor da Rede Soberano Hotéis, Vinicius Carvalho de Oliveira, vice-presidente da ABIH Regional Extremo Sul da Bahia, a retomada do turismo na região desde o fechamento completo por sete meses em razão da pandemia já é uma realidade. “Em julho passado surpreendentemente registramos 90% de ocupação em Porto Seguro. E, a média nos meses seguintes foi de 70% em agosto e setembro e 80% em outubro”, sinalizou.

Vale ressaltar que, apesar dos avanços, o setor de turismo segue operando com capacidade ociosa em relação a 2019. Durante a pandemia da Covid-19, 16.346 postos de carteira assinada foram suspensos.

Para a SEI, as melhorias nos índices são reflexos da imunização contra a Covid-19 no estado e dos protocolos de saúde adotados. Segundo o órgão, a previsão é de que o terceiro semestre seja ainda melhor para o turismo, justamente por causa da ampliação da vacinação com a dose de reforço.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.