O Portal de notícias de Porto Seguro

Prefeitura de Cabrália divulga nota oficial sobre derramamento de óleo em Guaiu

0

A administração de Santa Cruz Cabrália divulgou nesta sexta-feira, 18/01, nota aonde esclarece a real situação do balneário de Guaiu, distrito do município, sobre o acidente ambiental ocorrido na praia do referido distrito.

Como antecipamos aqui em matéria postada nesta quinta-feira, 17/01, a nota assegura  o uso das praias e tranquiliza moradores e pescadores locais sobre as consequências do acidente

veja abaixo nota na integra:

NOTA OFICIAL

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Cruz Cabrália-BA – SEMMA comunica que sua equipe de servidores segue investigando o evento causal do incidente ocorrido entre os dias 15 e 16 de janeiro último, na praia do Guaiú. Logo que houve ciência do fato por parte dos servidores da repartição, providências imediatas foram tomadas no sentido de identificar agentes envolvidos e realizar uma avaliação primária sobre os efeitos possíveis e sua respectiva mitigação. Não houve demanda por ações contingenciais relacionadas aos sinais e perturbações descritos nas denúncias já que estes não se mostravam evidentes no decorrer da manhã do dia 16, quando a fiscalização se dirigiu ao local. Por este mesmo motivo, infelizmente, não foi possível conferir a significância e abrangência dos impactos supostamente resultantes. Assim, considerando a gravidade dos fatos e o rigor técnico exigidos no caso, a SEMMA propôs o compartilhamento de ações e providências através de expediente dirigido aos demais órgãos que controlam as atividades marítimas na faixa próxima à costa do Município. É importante asseverar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não confirma notícias já divulgadas na mídia sobre as responsabilidades ou mesmo natureza e composição química da substância observada no incidente em Guaiú/Santo André. A balneabilidade do litoral cabraliense continua adequada à população local e aos turistas (informação corroborada no último Relatório do INEMA/SEMA/BA), porém, apesar de não haver informação comprovada sobre contaminação hídrica nas praias da região, recomenda-se atenção a quaisquer alterações visuais, no odor ou na cor observadas pelos banhistas e a imediata comunicação através de mensagem ao número de Whatsapp 73-99920.3225.

Ademais, informações conclusivas oficiais serão repassadas à população oportunamente.

Santa Cruz Cabrália – BA, 17 de janeiro de 2019.

Fernando J. Ricaldi Júnior Secretário Municipal de Meio Ambiente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.