O Portal de notícias de Porto Seguro

Porto Seguro institui comitê para participar do Dia Mundial da Limpeza

0

Considerada a maior ação cívica do mundo, impulsionada pela tecnologia, o 21 de setembro- Dia Mundial da Limpeza- que acontece simultaneamente em 150 países, neste ano de 2019, terá a participação da terra natal do Brasil.

A reunião que definiu a participação de Porto Seguro e formalizou o comitê portossegurense para coordenar as atividades, aconteceu no dia 11/07, na sede da OAB, com a presença de representantes do Ministério Público, representantes do 8º Batalhão da Polícia Militar, comissão do Meio-ambiente e membros da instituição internacional, Plogging-Porto Seguro.

Ativistas do Plogging em atividade em Porto Seguro

No Brasil são 1050 municípios que participam anualmente do evento, cujo objetivo, segundo os organizadores, é o de promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias e praças e parques. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Em 2018, o evento reuniu 18 milhões de pessoas em 157 países e territórios para o maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade. Uma épica onda verde de 36 horas de limpeza em todo o mundo – começando na Nova Zelândia e viajando ao redor do mundo antes de terminar no Havaí.

De acordo a ativista e uma das lideranças do Plogging na cidade, Liziane Maia, os números referentes ao descarte de lixo são impressionantes. Cerca de 4 bilhões de toneladas de lixo são despejadas descontroladamente e anualmente em nosso planeta e, 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos 7 oceanos; o que corresponde ao peso de 250 mil aviões “Boeing 737. Ainda, de acordo o movimento, em 2050, haverá mais plásticos nos oceanos do que peixes.

“O objetivo é mapear todos os resíduos ilegais do mundo e envolver 5% da população mundial para limpar tudo”, explica os ativistas.

A participação do poder público em conjunto com a sociedade local, voluntários e parceiros, é fundamental para o êxito do evento de 21 de setembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.