O Portal de notícias de Porto Seguro

Taxistas se mobilizam para enfrentar a UBER

0

axistas se mobilizam para enfrentar a UBER. #Uber #UberEmPortoSeguro

Numa reunião realizada hoje, quarta-feira, 29/11/17, na Câmara de vereadores, os presidentes de sindicato, cooperativas e associações de taxistas de Porto Seguro, Arraial D’ajuda e Cabrália, resolveram que têm que tomar uma atitude e organizar uma ação para que a sociedade local tenha conhecimento dos abusos, do sofrimento e dos constrangimentos que a categoria vem sofrendo nesses últimos anos na região.
Além dos problemas financeiros enfrentados com o Desenbahia (Órgão que financia a compra de veículos no estado), com reflexos diretos na renovação da frota, já que devido à inadimplência, o crédito está suspenso, convivem ainda com o excesso de veículos no município, obrigando-os a adotarem o sistema de rodízio, para que todos possam obter algum ganho e arcar com os compromissos imediatos.
Estiveram presentes na reunião os Srs. Valdemar, Bidé, Robson Vinhas, Falcão, Aguinaldo, Sérgio, Mário e Ivanildo; Todos presidentes de entidades representativas da categoria na região, além da participação, via vídeo conferência, do presidente da entidade em Sta. Cruz Cabrália.
Os relatos dos representantes são preocupantes, no que diz respeito ao futuro da categoria no município.
Alegam que mesmo com o esforço da administração municipal, o empenho da Secretaria de transito, não se consegue resultados que amenizem as condições de trabalho e econômica da classe.
Citam como exemplo, pontos de taxis na cidade que hoje são explorados por ambulantes e o transporte clandestino, sendo os taxistas, praticamente expulsos das localidades, como a Praça do Baianão, a Praça São Sebastião, e o Hospital Luís Eduardo Magalhães, e que a ausência de fiscalização, por parte do poder público, facilita essas ações.
Relatam que já foram realizadas inúmeras reuniões com a prefeita, ora afastada, com o Secretário de Trânsito e Serviços Públicos e com a Câmara de vereadores, mas que, concretamente, não houve nenhum avanço.
Afirmam ainda, os taxistas, que são obrigados a pagarem todos os impostos referentes aos serviços prestados, são fiscalizados pelo Inmetro, possuem uma frota com padrão de limpeza e postura reconhecido nacionalmente. Os condutores de veículos passam constantemente por cursos de reciclagem e aperfeiçoamento, e que com todo esse cuidado e zelo, sofrem julgamentos injustos e impróprios.
“É preciso que a sociedade saiba como estamos vivendo, as dificuldades que estamos enfrentando, somos, na grande maioria, nativos da região e não merecemos tamanha descriminação”, desabafou um dos presentes na reunião.
Ao final da reunião, todos concordaram que a ameaça do aplicativo UBER, que anunciou o inicio de suas atividades hoje na cidade, irá trazer um transtorno muito grande para a população, que tem pouca informação sobre o serviço. “Não são divulgadas as ações clandestinas desse serviço com a intensidade desejada. São vários os casos de roubos, estupros, latrocínios e outros ilícitos cometidos por esses operadores”, afirmou o presidente da Associação dos Taxistas do Aeroporto, Robson Vinhas.
Na verdade, todos sabem que o poderio econômico dessa organização é fabuloso. Recentemente, em negociações com a Prefeitura do Rio de Janeiro para abonar suas atividades, resolveram liberar R$10 milhões para as escolas de samba. Portanto, não dá para subestimar sua capacidade de maquiar dados, comprar mídias e ocultarem informações, que outras categorias de profissionais, do mesmo ramo, jamais conseguiriam.
Os profissionais de taxis decidiram ainda, nesta reunião, a convocação de uma manifestação imensa, com a participação dos familiares dos motoristas, amigos e pessoas que reconhecem o sofrimento pelo qual estão passando, com previsão de paralisar toda a cidade, com data ainda não definida.
O que se percebe é que o cerco está fechando. A falta de diálogo e a incompreensão trazem conseqüências imprevisíveis. É preciso que as autoridades intercedam e promovam o entendimento. Ninguém deseja o confronto, mas da forma que as coisas estão se encaminhando, parece inevitável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.