O Portal de notícias de Porto Seguro

Cecilia Noemi é referência do tecido aéreo de Arraial d’Ajuda e região

0

Quinze anos atrás, a então dançarina Cecilia Noemi Rodino descobria em Arraial d’Ajuda uma modalidade acrobática que mudaria sua vida. Apresentada por uma canadense, que já havia trabalhado no nada mais nada menos Circo Du Soleil, Cecilia, que já morava há três anos no distrito, teve a oportunidade de aprender o tecido aéreo. Na verdade, seu aprendizado foi mediante a uma troca de favores. Enquanto, a canadense a ensinava, Cecilia oferecia sua ajuda num projeto que a professora circense mediava na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro São Pedro.

Depois disso, ela nunca mais parou e os intercâmbios com outros profissionais dessa arte permitiram experiências que foi elevando seu aprendizado até se tornar referência do tecido aéreo em Arraial d’Ajuda e toda nossa região. Logo surgiram convites para apresentações em festivais, eventos, festas e desfiles.

No entanto, durante seu período de gravidez em 2007, inevitavelmente, ela deu um tempo na prática do tecido aéreo. Mas quando voltou no ano seguinte, suas apresentações ficaram cada vez mais frequentes e destemidas. No auge da barraca de praia Magnólia, lá estava Cecilia e seu tecido. Com performances ousadas, ela foi ganhando notoriedade, culminando em apresentações que impressionaram plateias do Wiki Parracho, Cabana Grande, Arraial Eco Resort, Eco Parque, Porto Plaza e de casamentos e festas particulares.

E de 2008 até hoje, ela vem trabalhando na qualidade de professora de tecido aéreo para crianças e adolescentes (a partir de 9 anos) no espaço Quinta da Praia. “Comecei a ensinar naturalmente, porque surgiu uma demanda e apareceram vários convites. Me situei no Quinta da Praia, que possui um espaço ótimo para a prática. No final de cada ano, os alunos realizam belíssimas apresentações aqui. ”, registra a atleta.

No currículo da professora ainda consta seis anos nas escolas do Ensino Infantil e Fundamental e os últimos dois anos como voluntária na Associação Filhos do Céu. Com adultos, ela trabalha de uma forma diferente, porque além do tecido, ela oferece a AeroYoga, curso da qual tem formação como instrutora.

Tecido Aéreo

Cecília explica essa modalidade circense, também conhecida como tecido acrobático. “Ao contrário de outras centenárias especialidades do circo, o tecido surgiu recentemente, e teve seu desenvolvimento no final dos anos 90”, conta.

Para quem não conhece o tecido aéreo, essa bela arte consiste em práticas acrobáticas, utilizando um pano fixado pelo meio em estruturas de 5 a 10 metros de altura, de forma que o tecido fica dividido em duas partes iguais. “O intuito é confundir os olhos do espectador, realizando truques que simulam quedas e que formam belas figuras aéreas”, explica.

Pelo que conta Cecília, “as pessoas procuram essa modalidade pela beleza e plasticidade, independentemente do objetivo de transformar-se num artista”.

A prática oferece grandes benefícios para quem esta procurando uma atividade divertida e eficaz. Com sua prática regular, o aprendiz adquire força, concentração, resistência, flexibilidade e postura, além de graça e harmonia nos movimentos, como sugere a professora, atleta e artista, Cecília Noemi: “nas aulas se trabalha todos esses pontos. Posturas de inversão, equilíbrio e instabilidade. O tecido permite mover o corpo em 360º, usando todos os panos do espaço sem que o peso corporal seja um obstáculo”.

Ela destaca que entre as modalidades circenses, o tecido aéreo é um dos aparelhos de maior facilidade para a aprendizagem, uma vez que o material se molda no corpo e se adapta de acordo com as características do praticante. “Vale ressaltar que o trabalho de iniciação nesta modalidade deve ser realizado a pouca altura, oferecendo maior segurança ao aprendiz. Gradativamente, na medida em que o praticante for se desenvolvendo e adquirindo qualidades físicas, técnicas, atitudinais e confiança, a altura das evoluções podem ser implementadas”, discorre.

Cecília ainda cita uma série de prescrições, relacionadas à faixa etária, ou médicas, para a prática dessa arte. “Os riscos que a modalidade oferece são poucos, tomando os cuidados necessários”, revela.

Quem quiser conhecer mais sobre o tecido aéreo e experimentar seus múltiplos benefícios pode entrar em contato com ela, por meio do telefone 73 99137-4413.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.