O Portal de notícias de Porto Seguro

Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da mulher

0

A Câmara de vereadores de Porto Seguro realizou nesta quinta-feira, 12/03, uma bela e animada sessão solene, em alusão ao Dia Internacional da Mulher,

Plenário com as homenageadas

Estiveram presentes na sessão e fez parte da mesa, além da presidente da Casa e anfitriã da festa, Ariana Prates, sua mãe, “Tia Nega”; A juíza Michele Quadros, e a prefeita Cláudia Oliveira.

As dezessete mulheres escolhidas para serem homenageadas, além das representantes do Judiciário e do executivo local, da secretária de Educação, Janis Souza e de “Tia Nega”, foram as seguintes: Jane, Cirlene Santiago, Marlene Barbosa, Sandra de Fátima, Edith, Maria da Glória, Denice Santana, Shirley, Marizélia Sodré, Hilda Rodrigues,Marlucia Felhberg, Indiara Souza, Cosmira Borges, Eulaina Cristina, Aurenice Macário Prates, Maria de Fátima Souza, Pastora Fabiana e Inaiara Tavares.

A sessão contou com a apresentação artística da Bailarina Janine Anjos, do Músico violinista, Ezequiel e distribuição de flores para as mulheres presentes, feitas pelos vereadores Élio Brasil, Bolinha e Lázaro Lopes.

Após as homenagens a palavra foi franqueada para os vereadores e os componentes da mesa.

O primeiro a falar, vereador Bibi Ferraz, parabenizou a presidente pela iniciativa e enalteceu o evento afirmando que: “esses eventos quebram tabus, conceitos e preconceitos, e diz para todos os homens: vocês não têm para onde correr! Não façam besteiras! O poder está sentado naquela mesa”. Em seguida elogiou a sua homenageada, Shirley, pelo trabalho diferenciado e grande compromisso social.

Lázaro Lopes emendou: “a mulher é uma coisa ímpar” e ressaltou o trabalho de Sandra, sua homenageada, pelo trabalho realizado na Creche São Sebastião.

O vereador Rodrigo Borges, que homenageou a simpática D. Edith, frisou: “Parabenizo e agradeco a todas as mulheres que se inspiram sem se despirem. Lugar de mulher é aonde elas quiserem”.

Vereador Rodrigo Borges e a homenageada D. Edith

Bolinha se referiu a D. Marlene, sua homenageada, como uma pessoa simples, guerreira, humilde e modelo de exemplo e caráter.

Num pronunciamento mais politizado, Élio Brasil enfatizou o empoderamento da mulher que vem transformando a sociedade brasileira, sem esquecer-se de dizer que o Brasil é o 5º país do mundo que mais comete o feminicídio. “São vítimas de uma sociedade machista discriminadas por um presidente que não gosta das mulheres”, pontuou o vereador.

Wilson Machado agradeceu a Deus pela fiel e dedicada companheira e esposa, que também foi a sua homenageada.

“Quando o criador escolheu Maria para ser a mãe de Jesus; definiu a importância e o papel da mulher no mundo”, filosofou o vereador Dilmo Santiago.

Cido Viana destacou o brilhante trabalho desenvolvido pela pastora Fabiana na pastoral da criança, que dirige. “A mulher é a base de tudo. É a rocha; sempre preparada e sensível. Merece respeito, atenção e ser cuidada”, completou Cido.

Os vereadores Nido e Cacique Renivaldo preferiram quebrar o protocolo e passaram a palavra para suas homenageadas, Maria da Glória e Denicia, respectivamente, que agradeceram a homenagem e discorreram brevemente sobre suas atividades em suas localidades.

“Em nome das 48% juízas do Brasil, agradeço essa singela homenagem. É difícil acharmos o nosso lugar, em qualquer profissão, sem perdermos a nossa essência”. Afirmou a juíza Michele Quadros.

A prefeita Cláudia Oliveira elogiou a cerimônia e parabenizou, individualmente, cada vereador presente no evento. Num trecho do seu confuso pronunciamento; pediu reflexão e que as pessoas parassem pra pensar que, por trás de uma autoridade, de um político, existe um ser humano, que tem suas falhas e suas fraquezas. Não ficou claro se estava fazendo um “mea-culpa”, ou criticando a imprensa livre e independente.

Vereadora Ariana e mulheres da família Falhberg

Por fim, a vereadora e anfitriã, Ariana Prates agradeceu a todos, especialmente aos funcionários da Câmara, responsáveis pelo sucesso do evento, “Agradeço a todos que abrilhantaram esta festa simples, singela, mas de coração; a todos os presentes, às homenageadas, aos funcionários da Casa. É um prazer enorme trabalhar com vocês”, arrematou Ariana. A vereadora convidou sua mãe e ex-vereadora, “Tia Nêga” para fazer uma bela oração, que surpreendeu e emocionou a todos os presentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.