O Portal de notícias de Porto Seguro

“A Vida é Bela! A Voz do Povo é a Voz de Deus”

Suvaco do Cabral reverencia história do Carnaval de Porto Seguro

1

A história dos blocos carnavalescos de Porto Seguro e uma grande homenagem às personalidades que passaram e ainda passam pela “Terra Mãe” serão cantadas no samba deste ano do Suvaco do Cabral. “A Voz do Povo é a Voz de Deus. Vem na Batucada do Mundinho… A Baianidade contagia, caiu do céu Pelé do Cavaquinho, Seu Terto, Edmundo e Poesia… Souzinha encantou esta cidade fez sonhar. Seu Trio até hoje traz saudades, bom lembrar… No Adão e Eva, Bandeiroza, Lá Vem Elas, tem cabocla arretada, tem esquenta – A vida é Bela! Reverências e menções também a Jerônimo, Vadu, Mercedes, Maria Boneca, Dona Preta e Kojack para suscitar alegres recordações dos moradores mais antigos da cidade. E para quem reside há menos tempo, as referências ao Jegue Elétrico, Barguncetes, Ninguém Segura Essas Babás, Senadinho, Galo da Madrugada e as charangas que embalam os foliões.

Este samba-enredo recheado de saudosismo e alegria foi elaborado pelos compositores Sérgio FAB, Robinho, Felipe Limão, Reis e Walter. “A intenção do bloco e dos compositores é celebrar o delicioso Carnaval Cultural da cidade, rendendo um tributo a todas as pessoas que com seu esforço e dedicação escreveram as páginas dessa arte em Porto Seguro e que são as verdadeiras estrelas dessa herança popular”, ressalta Renata Tardin, uma das fundadoras do Suvaco do Cabral.

E quem canta junto com o som da bateria e encanta a todos com seu gingado é Jailda Santos, uma das passistas do bloco, com 27 anos, nascida em Itacaré, está com o Suvaco desde o início. Fundado em 2015, o Suvaco do Cabral foi inspirado no bloco carioca Suvaco do Cristo. O desfile em Porto Seguro ocorre sempre no sábado após o Carnaval oficial, com concentração no trevo do Cabral, fechando a folia na Passarela do Descobrimento. Em 2018, bateria, harmonia, passistas, baianas e foliões do Suvaco têm encontro marcado no dia 17 de fevereiro.

Em reunião de ontem, o Subcomandante do 8° Batalhão, Carlos Eduardo Barbosa, o representante da CIPA, Capitão Ricardo Araújo, representante da Caema, Jorgeandro Reis, o agente da Polícia Civil, Rosevan Barros, o delegado da Delegacia do Turista, Dr. Rafael Zanini, o representante do 6° GBM (Corpo de Bombeiros), Tenente Henrique Barreto, o Superintendente da Guarda Civil Municipal, Sargento Fábio, o superintendente de Eventos, Gabriel Neves e o assessor de Eventos, Ubert Brito pontuaram medidas a serem adotadas para garantir a  segurança do Carnaval em Porto Seguro.

Prevenção de pânico e incêndio, estruturas e viaturas de apoio, instalação de portais entrada com segurança ostensiva, diagnóstico de riscos do entorno, presença policial reforçada nas áreas mais críticas e posto fixo das delegacias.

Para o superintendente de Eventos, Gabriel Neves, “A expectativa é de mais de 80 mil foliões por dia no circuito do evento”.

O Carnaval deste ano acontecerá de 8 a 17 de fevereiro, com festas na Passarela do Descobrimento, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Complexo Frei Calixto. O Carnaval Cultural contará com a participação de cerca de 40 blocos, a partir do dia 8 e os blocos que queiram participar do circuito oficial devem se inscrever até o dia 19 de janeiro, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na av. Portugal, número 350, na Passarela do Descobrimento.

 

  1. Suvaco do Cabral Diz

    Obrigado pela bela reportagem!!! Ficamos lisonjeados quando lemos ou ouvimos parte da nossa história contada de forma tão leve!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.