Nos dias 09 e 10 de agosto, 113 pacientes de Porto Seguro foram atendidos pelo Mutirão de Catarata, realizado em Porto Seguro e Ilhéus. A Prefeitura Municipal ofereceu todo o suporte e apoio, com triagem, acompanhamento e um kit pós-operatório para os pacientes, além de transporte e alimentação também para os acompanhantes, totalizando 226 pessoas assistidas. A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Porto Seguro e o Governo da Bahia, que indicou o município de Ilhéus como sede do mutirão.
De acordo com o secretário de Saúde, Miguel Ballejo, esse mutirão irá reduzir consideravelmente a fila de espera para as cirurgias de catarata, que tiveram que ser suspensas por conta das demandas geradas pela pandemia da Covid-19. Segundo ele, no mês de setembro esses mesmos pacientes deverão retornar para concluir a cirurgia do outro olho. O secretário informa ainda que a Prefeitura está tomando uma série de providências no sentido de realizar em Porto Seguro mesmo essas cirurgias, “que promovem uma melhoria significativa na qualidade de vida de idosos e de pessoas que sofreram algum tipo de trauma nos olhos”.
A gerente do Setor de Ofalmologia, Sara Sampaio e a assessora de Regulação, Franciane Almeida alertam para a importância de manter atualizados os dados junto à Secretaria de Saúde, para facilitar o contato com os familiares e as pessoas que necessitam desse atendimento. “Nosso município tem sido bastante elogiado, pela organização e cuidado com os pacientes”, afirma a gerente do Setor de Oftalmologia. O acompanhamento pré e pós operatório, exames e outros procedimentos são ofertados pela Prefeitura através da Clínica Oftalmológica Cenoe, em Porto Seguro.
Por Informações: ASCOM/ Porto Seguro