O Portal de notícias de Porto Seguro

Mulher espera uma vaga na UTI em Porto Seguro, há quatro (4) dias

0

A idosa Vanda Souza Marinho, internada com pneumonia na UPA do Baianão, aguarda, já há quatro dias, uma vaga de Leito em uma UTI, para que tenha os cuidados adequados e necessários para a grave situação clínica em que se encontra.

A família tem feito sucessivos apelos nas redes sociais com o intuito de que as autoridades em saúde, ou quem puder colaborar, se sensibilizem e encontrem uma solução que evite um agravamento do quadro de saúde da idosa.

O drama de Vanda e de seus familiares chegou a ser abordado pelo vereador Bolinha na última sessão legislativa do dia 09/07, quando o “edil” questionou as promessas feitas pelo governador Rui Costa e a prefeita Cláudia Oliveira, de aumento dos leitos específicos no HDLEM, em Porto Seguro, e que até o momento não ocorreram. “Venho aqui repudiar a ineficiência do Estado no município, que depois de ter seu comércio fechado, com toque de recolher, continua no mesmo estágio para enfrentamento dessa terrível pandemia”, pontuou o vereador.

Os relatos dos parentes de Vanda também são angustiantes. De acordo um deles, na manhã de sexta-feira, 10/07, circulou a notícia de que havia sido liberada uma vaga para Salvador, porém não foi pra minha mãe, foi pra uma moça que estava intubada com COVID há dois dias. “minha revolta e dos meus, não é porque saiu pra moça; Glória a Deus que ela poderá ser atendida, mas hoje já faz quatro dias que minha mãe está lá com pneumonia, também necessitada de uma UTI. Já fizemos tudo o que foi possível para conseguir, e o descaso é total. Dão preferência a pacientes com COVID, porque a internação gera lucro para o hospital. Não consigo entender quais critérios estão usando. A vontade é de pegar a prefeita Cláudia Oliveira e por amarrada numa cadeira na UPA, pra ela ter um choque de realidade e sentir na pele o que nós e tantos outros estamos sentindo. Pneumonia também mata, e quantos mais terão que morrer pra haver uma conscientização. A prefeita de Porto Seguro está no trabalho errado, deveria ser maquiadora, porque é só o que sabe fazer; maquiar a cidade, as suas promessas feitas. Clamo por mais empatia pelo povo. Minha mãe corre o risco de contrair COVID-19, por estar muito próxima a pacientes infectados na UPA, e ninguém faz nada. Cadê o Secretário de Saúde, Kerrys Ruas, numa hora dessas?, desabafou o filho de Vanda Marinho.

Nossa reportagem contatou o HDLEM e tivemos a informação que a ocupação dos leitos é de 100%. Todos os dez estão ocupados e que realmente a situação é gravíssima, com outros pacientes com chances de piora. “A situação tá complicada; os casos triplicando. Os pacientes estão vindo de outros municípios à deriva, sem regulação. Passar a idéia de que a pandemia em Porto Seguro está controlada é um absurdo absoluto;  isso acaba acomodando as autoridades competentes e toda a comunidade”, frisou um funcionário do Hospital que preferiu não se identificar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.