O Portal de notícias de Porto Seguro

Ministério da Saúde muda orientação; libera dose de reforço para maiores de 18 anos, e vacina da Janssen contra Covid terá duas doses

0

O Ministério da Saúde irá liberar a dose de reforço da vacina contra Covid para pessoas com 18 anos ou mais. A aplicação da nova injeção será realizada cinco meses após o esquema vacinal básico para todos os adultos. A decisão foi anunciada em entrevista coletiva no Ministério da Saúde nesta terça-feira (16).

Desde o fim de setembro, o Ministério da Saúde indica a aplicação da dose de reforço em pessoas acima de 60 anos, além de integrantes de grupos de risco, como pacientes em quimioterapia, com imunodeficiência, pessoas que vivem com HIV/Aids, entre outros casos.

Para esse público, as doses eram aplicadas após seis meses do ciclo vacinal completo, ou seja, depois da segunda aplicação das vacinas da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca ou após uma aplicação do modelo da Janssen, que é administrado em dose única.

Com a mudança anunciada nesta terça, o intervalo será reduzido para cinco meses apos o ciclo básico. Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e alguns municípios já anteciparam a mudança e reduziram de seis para cinco meses o intervalo para aplicar a dose de reforço.

“Com isso, vamos ter uma cobertura maior da população e evitar o que tem acontecido na Europa”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Na mesma entrevista coletiva, o Ministério também anunciou nesta terça-feira, (16/11) que a  vacina da Janssen contra a Covid-19 passará a ser administrada em duas doses. Até então, o imunizante vinha sendo usado em dose única.

Com a mudança na orientação, o Brasil vai adiministrar todas as vacinas em esquema de duas aplicações. Já funcionavam desta forma os imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.

De acordo com a Folha de S. Paulo, as pessoas com 18 anos ou mais que tomaram esse imunizante também receberão a dose de reforço após cinco meses do esquema primário completo.

Fonte: Bahia Notícias

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.