O Portal de notícias de Porto Seguro

Governador da Bahia anuncia toque de recolher em Salvador e diversas cidades do estado a partir de sexta

0 3.470

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira (16) que a Bahia terá toque de recolher por causa do avanço da pandemia da Covid-19 no estado. A medida passa valer a partir de sexta-feira (19).

Segundo o governador, a decisão ocorre por causa da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado. Nesta terça, a taxa de ocupação nos leitos de UTI é de 74%. O toque de recolher será válido por 7 dias, das 22h às 5h.

Ainda de acordo com Rui Costa, a medida será válida para a maior parte das cidades baianas, exceto nas regiões de Irecê, Jacobina, na região de Alagoinhas e no oeste do estado.

O governador já havia anunciado que não descartaria o toque de recolher no estado. Na ocasião, ele disse que a medida seria “para evitar o pior”.

No último sábado (13), o governador também já tinha um alerta para colapso na saúde, já que diversos hospitais estão com 100% de ocupação das UTI’s.

Nesta terça-feira, por exemplo, as cidades de Ilhéus e Itabuna estão com mais de 90% dos leitos de UTI’s ocupados para tratamento da COVID-19

Ainda nesta terça-feira, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, a Bahia registrou 3.849 novos casos de COVID-19 nas últimas 24 horas. Do total de casos, 609.546 já são considerados recuperados e 15.084 encontram-se ativos.

O boletim ainda contabilizou 66 óbitos em diferentes datas, o que representa uma letalidade de 1,71%. O total de mortes pela doença no estado, desde o início da pandemia é 10.864.

Em Porto Seguro, o prefeito Jânio Natal considerou exagerada a medida e reafirmou que a cidade tem condições de enfrentar a situação sem ações extremas. A declaração foi feita em entrevista ao BNews.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI’s no município, de acordo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde Municipal divulgado na sexta feira era de 88%; ou seja dos 28 leitos disponíveis, 25 estavam ocupados.

 

Fonte : G1 Bahia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.