O Portal de notícias de Porto Seguro

Falsa vacinação provoca indignação na sociedade e caso vai parar na polícia em Porto Seguro

0

O triste e lamentável episódio ocorrido na Secretaria de Saúde de Porto Seguro, nesta segunda-feira (12/04), quando um técnico de enfermagem, recém contratado, alegando nervosismo, deixou de aplicar uma dose de vacina contra a Covid-19 em uma idosa, não pode e não deveria jamais ocorrer em qualquer cidade ou região do país. Uma excreção intolerável que coloca em dúvida a credibilidade e a seriedade de uma campanha extremamente necessária e tida como único e certo caminho para devolver a esperança para os brasileiros de normalidade e de melhores dias.

O prefeito Jânio Natal que, desde a sua posse, vem se empenhando para mitigar os efeitos da pandemia no município de Porto Seguro, prometendo, inclusive, comprar as vacinas com recursos do município, demonstrando a importância e o convencimento de que é essencial para a economia e a saúde das pessoas se engajarem na campanha de imunização, revelou enorme decepção e contrariedade com o fato ocorrido, “Isto não pode acontecer, aqui em Porto Seguro! Estamos trabalhando para imunizar o nosso povo e não teremos tolerância com ocorrências deste tipo”, disse Jânio.

Mesmo que, isoladamente, o fato é inadmissível. Devemos confiar e acreditar nos seres humanos, sensíveis a erros, mas diante de uma série de casos duvidosos e inescrupulosos que vêm acontecendo em todo o país, semelhantes a este, incluindo comércio clandestino do imunizante e amplamente divulgados pela imprensa; temos a obrigação de refletir e cobrar maior vigilância, rigor, fiscalização e acompanhamento das autoridades responsáveis pela campanha ora em curso.

É de conhecimento de todos o esforço da Superintendente da Secretaria de Saúde, Alessandra Quaresma e servidores da Secretaria para o êxito da campanha, mas é notório também o vislumbre da Secretária de Saúde, Raissa Soares, com sua provável candidatura ao governo do Estado da Bahia, lançada e apoiada pelo PSL regional, tendo inclusive participado de uma marcha na capital do Estado (Salvador), neste fim de semana, de acordo convite postados em redes sociais. Tenho dúvidas, se num momento tão delicado da pandemia,com o índice de mortes e internamentos se avolumando, um serviço de excelência em saúde, possa ser realizado no município com um comandante dividido e engajado numa campanha eleitoral antecipada. Até por que; suas idéias e convicções sobre a doença, à qual defende o tratamento precoce, preconizado pelo Governo Bolsonaro, são bem conhecidas. Nada que ofusque a competência e o brilhantismo da Dra, mas uma questão existencial e administrativa que penso interferir no seu desempenho.

Com relação ao indesejável acontecimento, o vereador Bolinha (PSC), que denunciou o caso em suas redes sociais, contou à reportagem do Bahia Notícias que um amigo entrou em contato para pedir ajuda.  “Achei que não fosse na cidade, mas fui na Secretaria de Saúde procurar saber se procedia ou não. Chegando lá as secretárias me confirmaram o local e entrei em contato com a polícia. É preciso verificar se foi um erro, falta de prática, técnica, maldade ou desvio de vacina. Temos que apurar com clareza para garantir para a população que isso foi um fato isolado”, pontuou Bolinha.

O técnico de enfermagem foi encaminhado à Delegacia Central de Porto Seguro onde prestou depoimento, acompanhado pela Procuradora do Município, Secretária de Saúde e familiares da idosa prejudicada. Segundo informações o servidor foi demitido, após uma viatura policial ter sido enviada à Secretaria e confirmado as denúncias gravadas em vídeo, feito pela família da idosa e que circulou nas redes sociais.

Por determinação do delegado, a idosa foi vacinada no mesmo dia (12/04) e o Ministério Público da Bahia (MP) foi acionado para investigar o caso; o que deve ocorrer nos próximos dias, após as informações serem disponibilizadas no sistema do MP

Por informações: Bahia Notícias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.