As irmãs, Elisabeth (Beth) e Lia Matsui, realizam brechó beneficente na Rua Candi, no centro de Porto Seguro, em prol dos animais que se encontram na rua e em risco. Segundo Beth Matsui, são diversos serviços que realizam no intuito de ajudar os animais, como o resgate, a castração e o encaminhamento ao veterinário. “Eu brinco que tirando carrapato e muriçoca, nós resgatamos qualquer animal”, conta a descontraída Beth.
Só para se ter uma ideia, as protetoras de animais conseguiram castrar durante o período que o castromóvel passou por Caraíva a Belmonte, 344 animais provenientes do resgate que fizeram no Parque Ecológico, Mercado do Povo, Campinho e Centro de Porto Seguro. Gastaram R$23 mil para realizarem o serviço. E o dinheiro vem da arrecadação que fazem com o brechó. “Nós recebemos roupas de todos os lugares. Minhas amigas me mandam de São Paulo e criamos nas redes sociais uma corrente do bem que facilita as doações”, explica.
No último mês, por exemplo, Beth diz que o brechó chegou a faturar R$10 mil. “E olha que não trabalho nos dias de chuva”, lembra.
O brechó tem outro aspecto social, uma vez que os preços módicos possibilitam que qualquer pessoa tenha oportunidade de comprar roupas e, ao mesmo tempo, ajudar os animais, finalidade do propósito..