O vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Seguro, Evaí Fonseca, ausente das últimas três sessões, reapareceu e, ao velho estilo, destilou todo o seu ódio em discurso raivoso e evasivo onde responsabiliza o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) e a mídia, em especial o Jojô Notícias, pela reprovação de suas irregulares contas (leia aqui), na sessão realizada na manhã desta terça-feira (25/08)
O “edil chegou a sugerir que o Tribunal não soube avaliar suas contas, citando o sistema SIGA que, na versão do vereador, referendaria suas ações rejeitadas e condenadas pelo TCM.
Ora vereador… conta outra! Você não foi o primeiro e certamente, não será o último a ser alcançado pelo órgão. São técnicos extremamente treinados e capacitados para detectarem ilicitudes. Sem essa de certidões, como as que exibiu em plenário, para inocentá-lo. O que vale é o parecer do Tribunal; e este foi contundente e taxativo ao reprovar suas contas e recusar seu recurso para que fossem revistas.
O vereador voltou a demonstrar que não sabe perder. Foi assim, quando na eleição da mesa diretora da Casa, protagonizou uma série de artifícios e gincanas para tentar sua reeleição ou emplacar um candidato da preferência da prefeita Cláudia Oliveira. “Deu com os burros n’água”; perdeu a eleição e o prestígio com a prefeita e seu grupo, que o alçou à condição de presidente da Câmara. Sem a articulação da gestora, jamais conquistaria tal posto, dada a antipatia e a desafeição que, parte significativa da Casa, sente pelo “edil”.
Parece não ter aprendido a lição. Voltou a ocupar a tribuna para atacar e desqualificar órgãos e pessoas que enxergaram e puniram suas condenáveis ações.
Em respeito aos atentos e cientes leitores, não usarei este espaço para lhe atacar. Seu castigo já está de bom tamanho. Simplesmente lhe convido a refletir: O que lhe rendeu sua arrogância e ostentação? Qual a importância do curso de etiquetas, do desfile em carrão de luxo e o exibicionismo e provocações, desafiando a todos que procurassem o Ministério Público pra denunciarem de que agia ilegalmente?
Nada disso te safou do rigor e correção dos técnicos do TCM que, em decisão reiterada, poupou a sociedade portossegurense de um novo julgamento do seu mandato e lhe indicou a porta dos fundos como saída. Este é o preço que se paga quando se inverte valores e se julga “pai de Deus”.
Evaí comunicou aos presentes que seu filho é quem concorrerá a uma vaga na Casa Legislativa e que ele está engajado na campanha do pré-candidato, Paulinho Tôa Tôa, sem dá maiores detalhes de como está sendo sua contribuição.
Enquanto isso, o JoJô Notícias, pelos próximos oito anos e enquanto Deus lhe der saúde, continuará vigilante e desenvolvendo, de forma isenta, sua função de informar.