O Portal de notícias de Porto Seguro

Número de eleitores de 16 e 17 anos sobe 26% em um mês, diz TSE

0

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um aumento de 26% no número de adolescentes entre 16 e 17 anos com cartão eleitoral. O mês de fevereiro deste ano teve o menor número de eleitores na faixa etária da história, com quase 830 mil jovens com o documento.

O mês de março, segundo dados do TSE, registrou pouco mais de 1 milhão e 50 mil pessoas em idade de votar. O aumento veio depois que os artistas incentivaram a participação dos jovens nas eleições gerais deste ano nas redes sociais. Personagens como Anitta, Zeca Pagodinho e Whindersson Nunes publicaram em suas páginas a importância da representação da juventude nas urnas.

Há um mês, o percentual de eleitores nessa faixa etária era o menor desde 1992. Também em março, o TSE realizou a Semana do Jovem Eleitor e promoveu um tweet com #RolêDasEleições. Naquela época, mais de 100.000 jovens se inscreveram para se registrar para votar. Apesar do aumento, o número de 1,5 milhão de eleitores entre 16 e 17 anos continua abaixo dos mais de 1,5 milhão de adolescentes dessa faixa etária que puderam votar em 2018, na última eleição geral.

Considerando os mais de 6 milhões de pessoas entre 16 e 17 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens inscritos nas eleições de 2022, até o momento, representa cerca de 17,5% do total número de pessoas habilitadas a obter o documento. O número de jovens de 16 e 17 anos que solicitaram o registro eleitoral pela primeira vez caiu 82% em uma década.

Em 2012, pessoas dessa faixa etária solicitaram o documento em 2012, enquanto este ano, até 21 de março, foram 466.227. A solicitação pode ser feita online, no portal do TSE até o dia 4 de maio. Os documentos devem ser digitalizados para aplicar a solicitação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.