A última sessão do primeiro semestre legislativo da Câmara de vereadores de Porto Seguro, nesta segunda-feira, 15/07, aprovou, em segunda e última votação, o PDM (Plano Diretor Municipal) e realizou uma exposição, com imagens e palestras, sobre a recente viagem de uma comitiva do município à cidade de Kunming, na China.
Estiveram presentes na sessão, além da prefeita Cláudia Oliveira e diversos secretários municipais, o prefeito da cidade vizinha de Eunápolis, Robério Oliveira, parte do seu secretariado, o presidente da Câmara e alguns vereadores da bancada governista eunapolitana.
Em sua explanação, o cerimonialista e responsável pela viagem da delegação à nação chinesa, “Mister Nunes”, destacou a disciplina e atenção dos representantes daquele governo que, com muita seriedade, recepcionaram os portossegurenses com um cronograma de visitas profícuo, e real e grande interesse em estabelecerem um intercâmbio com o município de Porto Seguro, com resultados alvissareiros em diversos segmentos do município.
O procurador do município de Porto Seguro, Hélio Lima, substituto da prefeita na delegação, por motivos que já explicamos aqui (leia aqui), tentou justificar a ausência da prefeita na delegação por dois motivos: doença e os festejos do São João Elétrico que estava acontecendo na cidade. Uma desculpa tão esfarrapada quanto à da própria prefeita quando foi entrevistada no programa “que venha o povo” da TV Aratu, e indagada pelo apresentador de TV, sobre se havia prometido ficar com um bilhão na construção de uma ponte no município, disparou a seguinte “pérola”: “Eu não disse que ia ficar com um bilhão, eu falei que ia comer um “agulhão”. Lastimável episódio que, ao que tudo indica, está fazendo escola.
O prefeito de Eunápolis Robério Oliveira, também investigado juntamente com a esposa Cláudia Oliveira e o cunhado e prefeito de Cabrália, Agnelo Santos, no âmbito da operação “fraternos”, fez um discurso rápido, fazendo referências à cultura, sabedoria e grandiosidade do povo chinês, dando como exemplo as muralhas da China. Citou e agradeceu todos os presentes, pelo sucesso da viagem à China e “rasgou a seda” em elogios à administração da gestão “pra viver e ser feliz”.
Finalizando a cerimônia, a prefeita “fraterna” Cláudia Oliveira, repetiu os agradecimentos do marido, ressaltou a aliança com a Câmara Municipal, o que tem permitido grandes avanços sociais e econômicos, de acordo a prefeita, e, de forma confusa, tentou distribuir os louros do suposto sucesso da viagem à China, com vereadores da bancada governista, sugerindo que essas tratativas já vinham sendo realizadas pela gestão anterior da Mesa Diretora da Casa.
Para este escriba, que acompanha assiduamente essas sessões, foi uma novidade, pois, jamais ouvi falar em viagem à China, em todo este período. A prefeita finalizou seu pronunciamento com a leitura da carta de intenções de formalização do convênio de “cidades irmãs”, entre Porto Seguro e a cidade chinesa de Kunming.
A Câmara entrou em recesso nesta data e retoma os trabalhos legislativos em 08 (oito) de agosto de 2019.