O Portal de notícias de Porto Seguro

Vereador Lázaro Axé Moi de Porto Seguro explica viagem à China

0 305

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Seguro, em conversas com a nossa reportagem, traçou um roteiro explicativo de como, de que forma e o propósito de sua viagem ao município de Kunming, na China

Ao contrário do que muitos pensam e contrariando manifestações precipitadas de internautas em comentários nas redes sociais, o vereador relata o passo- a- passo de uma viagem construída com rigorosos critérios e pautada, exclusivamente, na celebração de intercâmbios e convênios, com perspectivas de excelentes retornos  e investimentos para as áreas de educação, cultura, infra-estrutura, saúde e turística de Porto Seguro.

De acordo Lázaro, há, aproximadamente, um ano e quatro meses, portanto, no início do seu mandato, após sondagem no seu perfil no facebook, foi procurado pela assessoria do Sr. Anselmo, contador e que tem escritório que representa interesses chineses no Brasil, que manifestou o interesse em formalizar um convênio e intercâmbio entre a cidade de Porto Seguro e a cidade chinesa de Kunming. A proposta foi discutida com o Secretário de Turismo à época, Richard Alves, que acreditou no projeto e desenvolveu ações favoráveis para que o projeto fosse adiante. Nesse ínterim o Sr. Anselmo veio a óbito, o que prejudicou o andamento das tratativas iniciadas. Posteriormente as conversas foram retomadas com o Sr. Nunes, também contador e autoridade reconhecida pelo governo Chinês para esses entendimentos.

“Mister Nunes”, como é carinhosamente chamado por todos que o conhecem, senhor com dupla cidadania (canadense e chinesa), poliglota e com larga experiência nessas atividades, inclusive sendo o responsável pela ida do ex-presidente Lula e comitiva brasileira à China, articulou todo o protocolo de intenções de formalização do convênio de “cidades irmãs” entre Porto Seguro e Kunming. Após troca de ofícios entre os representantes chineses e a gestora do município, Cláudia Oliveira, a viagem foi marcada e a comitiva do município de Porto Seguro definida com a presença de Lázaro Axé Moi, representando o legislativo municipal; o procurador do município, Hélio Lima, representando o executivo municipal, pois a prefeita Cláudia Oliveira está impedida de viajar para o exterior, com o passaporte confiscado pelo Ministério Público Federal, em função das investigações da Polícia federal no âmbito das operações gênesis e fraternos”, e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Eunápolis, Pedro Vailant, representando o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, também impedido de viajar ao exterior pelos mesmos motivos de Cláudia Oliveira, relatados acima.

Comitiva de Porto Seguro e a interprete Julieta

A cidade de Eunápolis também celebrará o convênio de “cidades irmãs” com a cidade chinesa de Chenggong.

 Segundo o vereador Lázaro, que voltou surpreso e encantado com o estágio de desenvolvimento da nação comunista chinesa, as visitas realizadas aos diversos estabelecimentos chineses na cidade industrial de oito milhões de habitantes, Kunming, como Universidades, unidades de reciclagem de lixo, museus, fazendas agrícolas etc. juntamente com a receptividade e interesse demonstrado pelas autoridades chinesas é a certeza de que o intercâmbio será um sucesso, com investimentos e transferências de tecnologia e cultura, em diversas áreas, num curto prazo.

“Porto Seguro é a 1ª cidade e tem o primeiro vereador, nas Américas, a participar desse tipo de intercâmbio, que já existe entre o governo chinês e diversas cidades européias”, comemorou o vereador Lázaro Axé Moi.

Ficou marcado para, entre os meses de agosto e setembro, a vinda da delegação chinesa a Porto Seguro, para definição das áreas e setores do município suscetíveis aos investimentos e transferência de tecnologia.

Veja abaixo vídeo gravado na China pelo vereador Lázaro:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

× Envie uma