O Portal de notícias de Porto Seguro

Cabrália: Justiça Eleitoral convoca 52 candidatos a vereador para provar alfabetização

0

O juiz eleitoral da 121ª Zona Eleitoral, Rogério Barbosa de Sousa e Silva, utilizando termos da Resolução 23.609/ 2019, do Tribunal Superior Eleitoral, convocou 52 candidatos a vereador de Santa Cruz Cabrália, para provar alfabetização.

Ser alfabetizado é condição para ser candidato em qualquer das esferas do Legislativo, assim como é também no Executivo. Ou seja, para se candidatar para vereador, prefeito, deputado (estadual e federal), governador, senador ou presidente, é preciso provar uma instrução mínima; que é saber ler e escrever.

O que causa certo espanto foi o número alto de candidatos que foram convocados, o que nos leva a crer, que a Justiça Eleitoral está desconfiada de que muitos não possuem essa credencial mínima para ser candidato e, posteriormente, exercer a vereança.

Os partidos que tiveram o maior número de vereadores convocados são: o PC do B com 7, o MDB com 6 e o PSDB com 6.

Das coligações favoritas na disputa para Prefeitura de Cabrália, o Partido Verde foi o que teve menor número de vereadores convocados, apenas um, provando organização nesse cenário, uma vez que além de alguns partidos terem média bem maior de candidatos convocados, muitos desses já são vereadores que buscam suas reeleições e, mesmo assim, estão sendo questionados nesse quesito.

Os candidatos convocados devem se apresentar no Fórum Antônio Ozório de Menezes, em Porto Seguro, nos dias 13, 14 ou 15 de outubro (de acordo com relação dos partidos descritos na intimação), onde devem fazer prova de escolaridade, em exames que podem ser escrito ou oral, conforme decisão da Justiça local.

Veja abaixo a intimação e a relação dos convocados:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.