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Sac vem realizando treinamento de funcionários para melhorar atendimento

Saiba quais os serviços são agendados e os que são necessários a retirada de senhas

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Percebendo as diversas dúvidas que a comunidade portossegurense tem em relação ao Sac – Serviço de Atendimento ao Consumidor, a reportagem do Jojô Notícias procurou a administração do local para informar e esclarecer sobre os serviços oferecidos, principalmente, relacionados aos que são agendados ou por meio de senhas, uma vez que muitos moradores se deslocam de bairros e distritos distantes e muitas vezes não conseguem resolver suas demandas.

Nesse intuito, a gerente do SAC, Taline Ramos, por meio da subgerente, Josane Alves, informou sobre quais os serviços podem ser realizados através de agendamento. São eles: o da Polícia Federal – PF, realizado em seu próprio site; o do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, no site do Sac, onde existe o limite de 60 agendamentos por dia; e o SAJ – Juizado Especial (Pequenas Causas), que pode ser feito pelo site do Tribunal de Justiça da Bahia – TJBA. Exceto o TRE, a administração não consegue saber o número de atendimentos por dia nos outros dois órgãos.  

Entretanto, todos os outros serviços, a administração consegue calcular o número de atendimentos em média, uma vez que eles são intermediados pelo Sac, através das senhas que são distribuídas.

Na sala 1, por exemplo, onde são feitas as identidades, a administração alerta para as pessoas chegarem cedo, antes das 6h30, para enfrentarem fila, porque nem sempre há senhas suficientes para todos. Hoje, apenas dois funcionários realizam o atendimento, mas já estão sendo treinados outros três para melhorar o serviço. Segundo a subgerente, Josane, em média são realizados de 60 a 75 atendimentos por dia. A identidade é feita na hora, mas pode demorar entre 7 e 15 dias para serem entregues. “Entendemos que existem moradores que vem de longe e não conseguem transporte para chegarem antes desse horário, por isso abrimos precedentes para que eles não percam sua viagem”, conta.

Para quem busca realizar os serviços de CPF, recadastramento de aposentados e pensionistas e retirar antecedentes criminais, a senha é distribuída de acordo com a demanda do dia. Geralmente, entre 30 e 50 atendimentos/dia, dependendo da demanda.

Outro serviço bastante procurado é o do Sine Bahia, onde são emitidas as carteiras de trabalho, o seguro desemprego e divulgado a capacitação de vagas. “A procura é grande, mas dá para suprir”, informa a subgerente, acrescentando que “as vagas são sem limites até o horário de fechamento às 13h”.

Já o Detran tem o limite de 25 senhas por dia. Atualmente, existe um funcionário para o atendimento e outro em treinamento.

Em relação à Embasa, não existe limites de senhas. Já o banco mais BB é por meio de fila direta ao caixa. É importante destacar que o Sac funciona entre 6h30 e 13h. Para mais informações, o telefone da administração é 73 3268-1786.

POR: CRISTÓVÃO MOURA

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