O Portal de notícias de Porto Seguro

Porto Seguro é contemplada com “Centro Público de Economia Solidária”

0

Neste sábado (11), o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), inaugura o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Costa do Descobrimento e Extremo Sul.

A conquista é resultado do empenho e da parceria desenvolvida pelo vereador Robinson Vinhas e a SETRE, conduzida pelo dinâmico e competente Secretário Davidson Magalhães, que tem se esmerado em estabelecer uma relação republicana e frutífera entre o município de Porto Seguro e o governo do Estado da Bahia, embora conhecidas as arestas políticas existentes entre os gestores.

Na oportunidade, uma loja para comercialização de produtos de 88 empreendimentos econômicos solidários, de 21 municípios baianos, entrará em funcionamento. O ato solene está previsto para acontecer, às 18h, na Avenida Portugal, n.º 224, Centro, em Porto Seguro.

Sede do Cesol na Passarela do Descobrimento

Aproximadamente 1.500 famílias serão beneficiadas diretamente pela instalação do Cesol na região. O espaço multifuncional tem como meta oferecer ações de assessoria técnica, apoio à comercialização e comunicação, microcrédito assistido, qualificação e distribuição de insumos e equipamento para grupos, associações e cooperativas do território da Costa do Descobrimento e do extremo sul baiano.

Os empreendimentos beneficiados serão inseridos em redes de comercialização, em mercados convencionais e nas lojas fomentadas e apoiadas pelo Cesol.

Os municípios contemplados com a assistência técnica do novo Cesol são: Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Alcobaça, Caravelas, Ibirapoã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. A gestão do espaço será realizada pela organização social Associação Beneficente Josué de Castro.

O Cesol é um equipamento de política pública da Setre que promove a sustentabilidade dos empreendimentos econômicos solidários, através da oferta da assistência técnica socioprodutiva, valorizando o conhecimento e as potencialidades locais para que os grupos, associações e cooperativas tenham a capacidade de organização, numa perspectiva de autogestão pautada nos princípios da economia solidária e cooperativismo.

Inauguração do Cesol e Loja da Economia Solidária

Data: 11 de setembro, às 18h

Local: Avenida Portugal (Passarela do Descobrimento), n.º 224, Centro, Porto Seguro.

Por Informações: SECOM / SETRE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.