O Portal de notícias de Porto Seguro

Fardos e caixas misteriosas de navios nazistas são encontrados em praias de Salvador-BA

0

Banhistas ficaram intrigados com o aparecimento de caixas “misteriosas” apareceram na praia do Flamengo, no bairro de Stella Maris, em Salvador (BA).

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) precisou da ajuda de caminhão com guindaste para remover as oito caixas da faixa de areia por causa do peso. As informações são do G1.

A origem e a composição do material ainda são desconhecidas. Segundo a Limpurb, a Marinha coletou uma amostra para avaliar do que se tratam as caixas misteriosas, junto com o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Em nota, a Capitania dos Portos da Bahia informou que pacotes sem identificação estão sendo encontrados no litoral do Nordeste desde 2018 e “que não foram registrados acidentes náuticos na região que justifiquem o aparecimento dessas caixas”.

O comunicado informa ainda “que um material semelhante foi encontrado no dia 26 de julho na praia da Costa de Sauípe, em Mata de São João, cidade da região metropolitana de Salvador.

Pesquisadores ouvidos pelo Correio acreditam que os “fardos de borracha” encontrados no Nordeste pertenciam ao navio nazista SS Rio Grande, afundado pela Marinha americana em 4 de janeiro de 1944, entre Natal e a Ilha de Ascensão.

Pelo menos oito fardos que pesam até 200 kg foram encontrados na Praia do Flamengo, em Salvador, desde o último fim de semana.

Os fardos na verdade são “folhas” de látex dobradas diversas vezes. De acordo com o oceanógrafo Carlos Peres Teixeira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), trata-se de matéria prima para borracha utilizada nos pneus e armas do exército alemão.

“Esse navio foi afundado por um Destroyer americano e está afundado a 1 mil quilômetros de Recife, em linha reta, a 5,6 mil metros de profundidade. Até o ano passado era o naufrágio mais profundo já alcançado por um robô. Para se ter uma ideia, o Titanic está a 2 mil metros de profundidade”, explicou Teixeira.

A relação entre os fardos e a marinha nazista ocorreu em 2018, quando os primeiros fardos começaram a aparecer na costa brasileira. Na época, eles foram vistos da Bahia ao Maranhão. E nos meses seguintes chegaram até a Flórida, nos Estados Unidos.

A descoberta ocorreu a partir de uma inscrição que continha nos fardos, dizendo: “Made in Indochina”. Era nessa ex-colônia francesa – desmembrada nos países Laos, Camboja e Vietnã — que as forças nazistas recorriam às matérias-primas como a borracha. Nesse navio naufragado, também há carga de cobalto e estanho.

“Não acreditamos que essas caixas que estão aparecendo agora sejam novas. Pelo aspecto delas, acredito que sejam as mesmas. Elas chegam às praias quando a maré está mais alta, com ondas fortes”, disse Teixeira.

Há entre 500 e 600 navios naufragados entre o Brasil e a Europa. De acordo com o pesquisador, essa quantidade de embarcações submersas é um motivo de preocupação.

“São navios que estão se corroendo e uma hora vão romper e liberar a carga. E nem todas serão inofensivas como fardos de borracha. Há navios-tanque naufragados e não sabemos se o óleo continua lá. Quando isso romper, certamente vai chegar à costa brasileira. É uma bomba-relógio”, alerta.

Por Informações: Correio e G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.