O Portal de notícias de Porto Seguro

Manchas de óleo atingem Abrolhos, 1ª unidade de proteção marinha do país

0

O Parque Nacional de Abrolhos foi atingido por pequenas manchas de óleo neste sábado, 02/11, segundo informações do UOL Notícias.

A reserva, um dos principais berços de biodiversidade marinha do Atlântico Sul, de acordo comunicado do grupo de acompanhamento formado por Marinha, ANP (Agência Nacional de Petróleo e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis), registrou pequenos fragmentos do óleo na praia norte da ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que formam o arquipélago de Abrolhos.

Navios, fragatas e corveta da marinha, além de um navio da Petrobrás, atuam no monitoramento e na contenção da chegada do óleo na região.

O Parque Nacional de Abrolhos foi criado pelo Governo Brasileiro em 1983, sendo a primeira unidade de conservação marinha do país e abriga as cinco ilhas do arquipélago. A área concentra alguns principais bancos de corais do litoral brasileiro, incluindo espécies ameaçadas de extinção como os corais-de-fogo. Também registra cerca de 1300 espécies de plantas e animais, incluindo as baleias-jubarte, que buscam as águas calmas do santuário para acasalamento..

“É uma tragédia” resume o biólogo Gustavo Duarte da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As manchas também chegaram a Caravelas, cidade do extremo sul da Bahia que abriga o Parque Nacional de Abrolhos, que fica a cerca de 70 Km da costa.

Até o momento, a única cidade do litoral baiano ainda sem registro de óleo é Mucuri, que fica já na fronteira com o Espírito Santo e a região sudeste.

Fonte: UOL Notícias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.