O Portal de notícias de Porto Seguro

Grupo de golfinhos resgatado na Praia de Ponta Grande, em Porto Seguro, é devolvido ao mar

0

Um grupo de banhistas que estavam curtindo praia nesta última segunda-feira, 26 de abril, se deparou com golfinhos presos pela maré, na praia de Ponta Grande, Orla Norte de Porto Seguro.

Eles acionaram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, enviou uma equipe ao local.

Eram quatro golfinhos da espécie orca-pigmeia que, segundo os técnicos da Secretaria, “foram trazidos pela correnteza até à praia, ficando presos na orla por conta da maré baixa e bancos de areia e não conseguiam voltar”.

Momento do retorno dos golfinhos ao alto mar

Ainda segundo a Secretaria, os quatro golfinhos devem ter se separado de um grupo bem maior, pois é típico dessa espécie de mamífero marinho, serem vistos em grandes grupos.

A equipe da Secretaria isolou a área e solicitou a presença do Instituto Baleia Jubarte que enviou uma veterinária para acompanhar os procedimentos. Funcionários de outros órgãos e voluntários de outras ONG’s também apareceram para ajudar.

Eles avaliaram a condição dos golfinhos. Um deles era uma fêmea, que estava bastante debilitada, ferida na barriga e encalhada próximo à areia, precisando de intervenção médica.

No início da tarde, a equipe técnica e os voluntários no local, com a ajuda de uma lancha disponibilizada pela Secretaria, uniram-se para salvar a vida dos golfinhos, escoltando-os até alto mar.

O coordenador de Fiscalização, Macksuel Campeche, explica que outras situações envolvendo golfinhos foram ocasionadas por redes deixadas de forma irregular no mar e que este encalhe de orcas-pigmeias foi o primeiro registrado pela Secretaria de Meio Ambiente no município de Porto Seguro. “Estamos felizes com o resultado da ação, que com o apoio da lancha da fiscalização ambiental, do Instituto Baleia Jubarte, Cippa, Projeto Budião e do Coral Vivo, conseguimos escoltar os animais até o alto mar, longe dos bancos de corais e dos recifes”, concluiu.

Por Informações: SECOM- Porto Seguro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.