O Portal de notícias de Porto Seguro

Encontros de Porto Seguro e Portugal são apresentados em bela exposição no Cempec

0 1.207

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Cempec (Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura), está promovendo a Exposição de Fotografias “Encontros entre Porto Seguro e Portugal”. A exposição está estabelecida no segundo andar do prédio da secretaria e depois segue para cidade portuguesa de Belmonte.

A mostra apresenta 110 fotos, envolvendo a equipe do Cempec, autoridades públicas portuguesas, alunos e professores da rede municipal de ensino de Porto Seguro e Belmonte, de Portugal.

Segundo a secretária de Educação, Dilza Reis, “o objetivo principal é estreitar os laços entre Brasil e Portugal, entre as duas cidades, apresentando os vários encontros realizados, muitos deles com a participação marcante de alunos dos dois municípios”.

O coordenador do Cempec, Carleone Filho, acrescenta que “é um momento para repensarmos todo o processo de formação do povo brasileiro, desde 22 de abril de 1500 até os dias atuais”.

Ele ressalta a riqueza que esse intercâmbio com os estudantes e autoridades portuguesas, proporciona, principalmente pela troca de experiência, que envolve a visita de grupos indígenas e autoridades do poder público a Portugal e ao Brasil.

A exposição inclui ainda um fac-símile da Carta de Caminha, além de livros e medalhas.  A equipe do Cempec que atuou na organização da exposição é composta de Carleone Filho, Laércio Silva, Neander Souza, Edvaldo Ariano, Christopher Eleto e Gilmária Menezes. “Continuamos mantendo essa amizade, que é viva e bastante promissora”, afirma Láercio Silva, diretor da Biblioteca Municipal.

A exposição faz parte das comemorações do Aniversário do Brasil em Porto Seguro e a reflexão da chegada dos portugueses ao Brasil na data de 22 de abril.

Fonte: SECOM- Porto Seguro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.